Governo autoriza 30 Equipas de Intervenção Permanente para reforçar "resposta profissional a riscos de proteção civil"

Agência Lusa , BC
16 dez 2022, 09:48
Mau tempo em Algés (Filipe Amorim/Getty Images)

Novas Equipas de Intervenção Permanente são compostas por 150 bombeiros profissionais com especialização em áreas diferenciadas para atuarem em cenários adversos

O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou esta sexta-feira a constituição de 30 Equipas de Intervenção Permanente (EIP), compostas por 150 bombeiros profissionais, elevando o total nacional para 780.

Em comunicado, o MAI refere que com estas 30 novas equipas, compostas por 150 bombeiros profissionais, aumenta para 3.900 o total desses operacionais.

De acordo com a nota, com esta autorização, são 226 as EIP autorizadas em 2022 – mais 10 que as 216 de 2021 – e mais 80 do que as 700 que, em maio, se previam protocolar até ao final deste ano.

A decisão, segundo o MAI, foi tomada em articulação com as Câmaras Municipais e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários envolvidas, dando “seguimento à aposta no reforço contínuo do modelo de resposta profissional permanente a riscos de proteção civil”.

As EIP - criadas no âmbito de protocolos entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), as Câmaras Municipais e as Associações Humanitárias de Bombeiros - visam melhorar a eficiência da Proteção Civil e as condições de prevenção e socorro em caso de acidentes e catástrofes.

As equipas são formadas por cinco bombeiros profissionais, com elevada especialização e com competências em áreas diferenciadas para atuarem em diferentes cenários.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados