Mais de 15 mil enfermeiros recebem aumento salarial

22 dez 2022, 12:21
Coronavírus

Medida tem um impacto orçamental de 72 milhões em 2022 e cerca de 80 milhões no próximo ano.

A três dias do Natal, o Ministério da Saúde decidiu atribuir uma atualização no vencimento de dezembro a 15.198 enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O pagamento é feito com retroativos a janeiro de 2022. De acordo com o comunicado, "nos próximos processamentos serão incluídos os restantes profissionais". 

O Ministério tutelado por Manuel Pizarro refere e admite que este compromisso só foi alcançado "com o empenho e diálogo" entre o Governo e os sindicatos que representam estes trabalhadores ao longo dos últimos meses. 

"Dentro do quadro de sustentabilidade e responsabilidade orçamental do SNS, descongela-se a progressão salarial dos enfermeiros, suspensa quase há 20 anos, o que permitirá que cerca de 20 mil enfermeiros subam uma ou duas posições remuneratórias, numa justa progressão que distingue e compensa os profissionais do SNS", acrescentam. 

Esta recuperação vai aplicar-se quer aos enfermeiros com contrato de trabalho em funções públicas (CTFP) como aos que têm contrato de trabalho (CIT), "reconhecendo-se, desde a primeira hora, o contributo de todos para o funcionamento das instituições de saúde". 

Esta medida tem um impacto orçamental de 72 milhões em 2022 e cerca de 80 milhões no próximo ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados