Homem sobrevive semanas à deriva no mar com ketchup

CNN , Heather Chen, Angus Watson, Mitchell McCluskey e Stefano Pozzebon
20 jan, 13:44
Elvis Francois Colombian Navy press office via AP

Um homem que passou 24 dias à deriva no Mar das Caraíbas diz ter sobrevivido comendo pouco mais do que ketchup.

Elvis Francois, de 47 anos, foi encontrado 224 quilómetros a noroeste de Puerto Bolívar, na Colômbia, depois de um avião ter visto a palavra “ajuda” gravada no casco do seu veleiro, disse a marinha colombiana numa declaração esta quinta-feira.

“Eu não tinha comida. Havia apenas uma garrafa de ketchup no barco, alho em pó e [cubos de caldo] Maggi, e por isso misturei com alguma água”, disse François num vídeo fornecido pelo exército colombiano.

François, da nação insular da Dominica, disse que estava a fazer reparações no seu barco perto da parte holandesa da ilha de Saint Martin em dezembro, quando condições meteorológicas adversas puxaram o seu barco para o mar.

Segundo afirmou, faltavam-lhe conhecimentos de navegação e foi incapaz de manobrar o seu barco de volta à costa - passando semanas à deriva no mar.

“Vinte e quatro dias - sem terra, sem ninguém com quem falar. Não se sabe o que fazer, não se sabe onde se está. Foi duro”, disse. “A certa altura, perdi a esperança. Pensei na minha família”.

Após ter sido resgatado, foi transferido para a cidade portuária de Cartagena, onde recebeu cuidados médicos e, mais tarde, foi entregue às autoridades de imigração para tratar do seu regresso a casa, segundo contaram as autoridades colombianas.

 

Foto no topo: Elvis Francois num exame médico após ter sido resgatado em Cartagena, Colômbia, a 16 de janeiro de 2023. Gabinete de Imprensa da Marinha colombiana/AP

Mundo

Mais Mundo

Mais Lidas

Patrocinados