Vice-primeiro-ministro britânico demite-se após acusações de bullying

21 abr 2023, 10:13
Dominic Raab (Associated Press)

Em comunicado, Dominic Rabb afirma que foi um "privilégio" ter "tido a oportunidade de trabalhar como ministro numa série de funções e departamentos desde 2015", e que embora se "sinta obrigado a aceitar o resultado do inquérito, o mesmo indeferiu todas as queixas" exceto duas.

Dominic Raab demitiu-se do cargo de ministro da Justiça e vice-primeiro-ministro na sequência de uma investigação independente sobre queixas formais sobre o seu comportamento. A investigação surgiu após meses de alegações sobre comportamentos de bullying no Ministério da Justiça e outros departamentos de Whitehall, avança a Reuters.

O deputado tem enfrentado nos últimos meses múltiplas queixas formais sobre as suas relações com funcionários públicos, incluindo queixas de que intimidava e depreciava. 

Dominic Raab tinha negado constantemente qualquer intimidação de funcionários públicos, garantindo que ia contestar as queixas formais sobre o seu comportamento.

Em comunicado, Rabb afirma que foi um "privilégio" ter "tido a oportunidade de trabalhar como ministro numa série de funções e departamentos desde 2015", e que embora se "sinta obrigado a aceitar o resultado do inquérito, o mesmo indeferiu todas as queixas" exceto duas.

"Acredito também que as duas conclusões adversas são falhas e criam um precedente perigoso para a conduta de boa governação. Primeiro, os ministros devem poder exercer uma supervisão direta em relação aos altos funcionários sobre as negociações críticas conduzidas em nome do povo britânico, sob pena de se perder o princípio democrático e constitucional da responsabilidade ministerial. Isto foi particularmente verdade durante o meu tempo como Ministro dos Negócios Estrangeiros, no contexto das negociações Brexit sobre Gibraltar, quando um diplomata sénior violou o mandato acordado pelo Gabinete. Em segundo lugar, os Ministros devem ser capazes de dar um feedback crítico directo sobre os briefings e submissões aos altos funcionários, a fim de estabelecer os padrões e impulsionar a reforma que o público espera de nós. Evidentemente, isto deve ser feito dentro de limites razoáveis", escreve.

O vice-primeiro-ministro diz ainda que "ao estabelecer o limiar para o bullying tão baixo, este inquérito criou um precedente perigoso".

"Encorajará queixas falsas contra ministros, e terá um efeito arrepiante sobre aqueles que conduzem mudanças em nome do seu governo - e, em última análise, sobre o povo britânico", reitera.

O primeiro-ministro Rishi Sunak ainda não reagiu à demissão de Raab.

Europa

Mais Europa

Patrocinados