Caçador de tesouros encontra a "maior pepita de ouro de Inglaterra" (após detetor de metais ter falhado)

CNN , Emily Blumenthal
22 mar, 12:39
A pepita de ouro, mostrada ao lado de uma moeda de 50 pence do Reino Unido [maior que a moeda de dois euros]. Cortesia de Mullock Jones

Pepita é considerada um "achado raro", segundo a leiloeira. A forma como chegou ao local da escavação é um mistério

Um caçador de tesouros que se debateu com um equipamento defeituoso desenterrou uma pepita de ouro que se acredita ser a maior alguma vez encontrada em Inglaterra.

Richard Brock descobriu a pepita de ouro, que pesa 64,8 gramas, em Shropshire Hills, perto da fronteira com o País de Gales, disse a casa de leilões Mullock Jones na quinta-feira.

A pepita tem o tamanho aproximado de uma moeda de 50 pence do Reino Unido, maior que a moeda de dois euros.

A descoberta, apelidada de "Hiro's Nugget", tem um valor estimado entre 35.000 euros e 45 mil euros, de acordo com a Mullock Jones, sediada em Shropshire, que está a tratar da venda.

No entanto, quase que a sorte trocou as voltas a Brock, cujo equipamento falhou no dia da escavação.

Quando Richard Brock chegou ao local em Shropshire, em maio, descobriu que o seu detetor de metais estava avariado. Como as suas esperanças diminuíram, recorreu a um equipamento mais antigo. No início, encontrou apenas uma moeda de pouco valor, mas em cinco minutos fez a descoberta chocante, segundo a casa de leilões.

"Isto só mostra que não importa o equipamento que se usa, se estivermos a caminhar sobre a descoberta e estivermos suficientemente alerta para o que pode estar escondido debaixo do solo, isso faz toda a diferença", sublinhou Richard Brock.

A pepita é considerada um "achado raro", afirmou Ben Jones, da Mullock Jones, à CNN na quinta-feira. A forma como chegou ao local da escavação é um mistério.

Partes das colinas de Shropshire estiveram outrora sob um oceano pré-histórico, e pedaços de coral são frequentemente desenterrados ali, de acordo com a casa de leilões.

"O local contém uma antiga linha de estrada/caminho de ferro e tem vestígios de pedra galesa no seu interior", informou a leiloeira, acrescentando que, "por isso, há uma variedade de possibilidades de como foi lá parar".

O leilão termina a 1 de abril.

Embora se acredite que a pepita de Hiro seja a maior descoberta até agora em Inglaterra, várias descobertas anteriores noutras partes do Reino Unido superam-na em tamanho.

O detentor do recorde é o Reunion Nugget de 121,3 gramas, encontrado na Escócia em 2019.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados