Ataque israelita atinge alvos nas proximidades de Damasco

Agência Lusa , AM
27 out 2022, 06:24
Bombardeamento na Síria mata seis civis, incluindo crianças

Até ao momento não foram relatadas vítimas e os danos foram apenas materiais

Israel realizou esta quinta-feira um ataque aéreo que atingiiu zonas nas proximidades de Damasco, o terceiro deste tipo de operações numa semana, revelou a agência de notícias estatal síria SANA.

Os militares sírios referiram que mísseis israelitas foram disparados contra postos perto de Damasco, por volta das 00:30 (20:30 de quarta-feira em Lisboa) e que as suas defesas aéreas “confrontaram o ataque e derrubaram a maioria dos mísseis”.

Até ao momento não foram relatadas vítimas e os danos foram apenas materiais, acrescentou a SANA, citada pela agência Associated Press (AP).

O ataque ocorre depois de ações semelhantes ocorridas sexta e segunda-feira, sendo que na mais recente um raro ataque aéreo diurno feriu um soldado, segundo o Exército sírio.

Já o ataque de sexta-feira tinha sido o primeiro deste género desde 17 de setembro, quando um ataque ao Aeroporto Internacional de Damasco e postos militares próximos no sul da capital síria resultaram na morte de cinco militares.

Nos últimos anos, Israel realizou centenas de ataques aéreos na Síria, visando posições do regime, bem como forças aliadas apoiadas pelo Irão e combatentes do movimento xiita libanês pró-iraniano Hezbollah.

Vizinho da Síria, Israel raramente comenta os ataques caso a caso, mas admitiu ter realizado centenas desde 2011, com o objetivo de impedir o avanço do Irão na região.

Os ataques aos aeroportos de Damasco e Aleppo são justificados pelos israelitas pelos receios de que estejam a ser usados para canalizar armas iranianas para o país.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados