Estes são os locais secretos de uma das costas mais belas da Europa

CNN , Mary Novakovich
28 jan, 17:00
Croácia (Feng Wei Photography/Moment RF/Getty Images)

Entre nesta viagem por uma Croácia desconhecida. Mary Novakovich é a nossa guia

Para muitos, a costa da Dalmácia, no sul, é a verdadeira Croácia. Entre Split e Dubrovnik ficam alguns dos lugares mais visitados do país. Às vezes, dá até a sensação de que toda esta parte da costa da Dalmácia é um bocadinho mais popular do que o necessário, com cada vez mais e mais turistas a chegar a cada ano a Dubrovnik, Split e outros destinos muito atrativos.

Não pode culpá-los. A costa do Mar Adriático é inegavelmente bela, com os ameaçadores Alpes Dináricos como dramático pano de fundo para uma costa fortemente recortada e dezenas de ilhas que se espalham na paisagem. Mas, mesmo entre os grandes atrativos, existem lugares menos conhecidos.

Split

(na fotografia em destaque)

A segunda principal cidade da Croácia é também o ponto de partida dos ‘ferries’ para as ilhas da Dalmácia, por isso conte com multidões de pessoas a transportar malas pelo porto e pela zona histórica da cidade. Às vezes, torna-se difícil passear nas pitorescas ruínas do Palácio de Diocleciano, do século II, construído pelo imperador romano com o mesmo nome como sua casa de repouso. A praia mais próxima, Bačvice – a leste do porto dos ‘ferries’ – é igualmente movimentada. Em alternativa, faça uma pausa rodeado pela relaxante vegetação de Marjan, um amplo parque florestal que cobre um promontório inteiro a oeste do porto.

Depois de percorrer os trilhos de madeira e apreciar a vista para Split e para o mar a partir do ponto de observação Telegrin – o mais alto de Marjan, com quase 600 pés [cerca de 180 metros] -,vá até à praia de Ježinac, abaixo do parque, para um mergulho refrescante. Enquanto lá estiver, visite a Galeria Meštrović, a poucos minutos a pé, para admirar o trabalho do maior escultor da Croácia, Ivan Meštrović, que viveu entre 1883 e 1962. A luxuosa “villa” de verão, projetada pelo próprio, construída na década de 1930, para aproveitar ao máximo a vista para o mar, é uma vitrina evocativa da arte de Meštrović. Pode também ver a coleção de arte religiosa de Meštrović na igreja do século XVI, dentro do complexo de Crikvina, a cinco minutos a pé.

Šolta

A adorável Šolta é, muitas vezes, preterida face a Hvar (Poelzer Wolfgang/Alamy Stock Photo)

Pode, facilmente, ver a ilha de Šolta a partir do porto de Split. Contudo, por algum motivo, é muitas vezes esquecida, em detrimento dos vizinhos Hvar e Brač. As pessoas acabam por perder um lugar tranquilo e descontraído na costa sul, com as suas enseadas protegidas por seixos – nomeadamente as águas azul-turquesa de Senjska, Stračinska e Školjić.

Os iates já descobriram a localidade de Maslinica, na costa ocidental, com a sua marina bem equipada e a baía de Šešula profundamente recortada nas proximidades. No extremo leste, Stomorska é igualmente encantadora – fica também perto de alguns produtores de vinho da ilha, responsáveis pelo vinho tinto ‘dobričić’, encorpado, que é originário do país. Pare na simpática Kaštelanac Agroturizam para uma prova de vinhos que inclui patés caseiros de frutos do mar e tapenade [pasta de azeitonas]. Pelo meio, encontra largos hectares de olivais que produzem o azeite originário da Dalmácia, vencedor de vários prémios.

Brač

Para evitar multidões, experimente algumas das localidades mais pequenas ao longo da costa irregular de Brac, como Pušćica (dreamer4787/Alamy Stock Photo)

A primeira imagem que surge das praias croatas é, geralmente, a de Zlatni Rat, em forma de V, em Brač, cujos pequenos seixos quase parecem areia branca. Não é de surpreender que tanto a praia como a cidade mais próxima, Bol, se tenham transformado em pontos de interesse. Para evitar multidões, experimente algumas das localidades mais pequenas que se distribuem ao longo da recortada costa norte de Brač, incluindo Pušćica, onde as pedreiras produzem a suave pedra Brač, que pode ser vista em toda a Dalmácia (e até na Casa Branca, em Washington DC). Não pode perder a bela escola para formação de pedreiros, a Klesarska Škola, imponente junto à linha de água.

Na costa oeste, a descontraída localidade de Milna desenvolve-se a partir de um porto de águas profundas, com vinhas e olivais que tomam conta da paisagem envolvente, oferecendo calmos passeios de bicicleta. A partir daqui, pode seguir a estrada, que é muito sinuosa, durante de 10 milhas [cerca de 16 quilómetros] ao longo da costa sul, para chegar a um fascinante pedaço da história de Brač, o mosteiro de Blaca, que foi construído nas falésias por monges no século XVI e já classificado pela UNESCO.

Hvar

Fora da cidade de Hvar, há uma ilha tranquila com localidades como Stari Grad (Goran Bogicevic/Alamy Stock Photo)

Atraídos pela reputação hedonista de Hvar, os jovens chegam em massa à cidade. Mas a ilha é muito mais do que o seu estatuto de salão oficial de festas da Croácia. Longe das multidões, das festas em barcos e das discotecas, há um mundo diferente, com campos de lavanda, vinhas, pinhais, olivais e restaurantes que tiram o melhor partido dos produtos agrícolas.

Encontre um lado mais tranquilo de Hvar em Stari Grad, que, apesar de estar integrada na principal rota dos ‘ferries’, é extremamente tranquila. Explore as ruas de mármore ao estilo veneziano, antes de partir para as caminhadas na planície de Stari Grad, com áreas de olivais e vinhas classificadas pela UNESCO, criadas pelos gregos no século IV antes de Cristo. Siga para leste para encontrar pequenas localidades de pescadores – Jelsa e Milna têm praias lindas. Vrboska é outra terra para juntar à lista – as suas casas de pedra branca rodeiam o canal que flui a partir do longo e sinuoso porto.

Lastovo

A três horas de 'ferry' de Dubrovnik ou Split, vale a pena o esforço para chegar a Lastovo (mbbirdy/E+/Getty Images)

Mesmo sendo uma viagem de ‘ferry’ de três horas, saindo tanto de Split como de Dubrovnik, vale a pena o esforço para chegar a Lastovo. Toda a ilha é um parque natural, com mais de 125 milhas [cerca de 200 quilómetros] de trilhos para caminhadas, passando por florestas e pequenas aldeias com casas de pedra e telhados de terracota. Este é mesmo o lugar para fugir de tudo e mergulhar em praias formadas por seixos, após uma caminhada pela floresta, enchendo-se depois com marisco grelhado num restaurante à beira-mar.

Siga para a vila costeira de Zaklopatica, onde uma área de observação, a cerca de oito minutos de carro do centro, oferece vistas de longo alcance. Estacione o carro e caminhe cerca de 400 metros para chegar ao pico de Sožanj, com vistas ainda mais altas. Pequenas ilhas espalham-se à volta de Lastovo, tornando-o um dos locais favoritos de mergulhadores e praticantes de snorkel.

Quase tão distante como Lastovo fica a ilha de Vis, que ganhou popularidade depois de assumir um papel principal no filme “Mamma Mia! Here We Go Again”. É um lugar cativante, com localidades ao estilo de Veneza, como a cidade de Vis e Komiža.

Parque Natural de Biokovo

Skywalk Biokovo é uma plataforma de observação, em vidro, por cima do parque nacional (majaiva/iStock Unreleased/Getty Images)

Enquanto os amantes de praia descansam na longa costa da Riviera de Makarska – especialmente em Tučepi, Baška Voda, Brela e na própria Makarska – os amantes de caminhadas e ciclismo de montanha dirigem-se diretamente para os trilhos rochosos do Parque Natural de Biokovo. Cobrindo cerca de 78 milhas quadradas [cerca de 200 quilómetros quadrados] dos Alpes Dináricos, Biokovo oferece vislumbres tentadores do mar à medida que se sobe nas montanhas. Os caminhantes mais resistentes vão querer enfrentar o pico de 5.780 pés [quase 1762 metros] de Sveti Jure, a segunda montanha mais alta da Croácia. Emoções de outro tipo são oferecidas no Skywalk Biokovo, uma plataforma de observação em forma de meia-lua, com um fundo de vidro, sobre o penhasco, a mais de 4.000 pés [1219 metros] acima do nível do mar.

A norte de Biokovo, merecedora de um desvio, está Omiš, uma maravilha geográfica. Aqui, o rio Cetina atravessa uma série de desfiladeiros antes de desaguar no Mar Adriático, dividindo a cidade em duas. Se quiser realmente testar a sua coragem, voe bem acima do desfiladeiro numa das oito tirolesas [também pode conhecê-las como descidas de slide] administradas pela Zipline Croatia.

Delta de Neretva

O mesmo rio Neretva que passa por uma das pontes mais conhecidas da Bósnia segue em direção ao Adriático, passando por localidades como Rogotin e Blace (Jef Wodniack/iStock Editorial/Getty Images)

No meio dos escarpados Alpes Dináricos, que acompanham a maior parte da costa do Adriático, encontra a paisagem ampla, plana e incrivelmente fértil do delta e vale de Neretva. É o mesmo rio Neretva que passa debaixo da célebre ponte de pedra de Mostar, na Bósnia, aquele que desagua no Adriático, entre as localidades de Rogotin e Blace, criando um universo aquático de pura serenidade. Pomares, canais, pântanos e lagos convidam a uma exploração lenta de barco, a pé ou em duas rodas, enquanto passa por bancas à beira da estrada que vendem as frutas que pode ver a crescer à sua volta. Estacione no amplo areal de Delta Beach para observar os praticantes de ‘kiteboarding’ a deslizar.

Península de Pelješac

Em 2022, a Ponte Pelješac passou a ligar a península de Pelješac à Croácia continental (RudyBalasko/iStockphoto/Getty Images)

Esta longa faixa de território a norte de Dubrovnik tem alguns das melhores vinhas da Croácia, com uvas tintas ‘plavac mali’ e ‘dingač’. Na costa, há dezenas de enseadas rochosas, a que se seguem pinhais. Até 2022, alcançar este território a partir do norte implicava cruzar a Bósnia, cujas 12,34 milhas de costa [cerca de 20 quilómetros] ficam abaixo do delta de Neretvka, antes de dar lugar novamente à costa meridional da Dalmácia, na Croácia. Contudo, em 2022, foi inaugurada a Ponte Pelješac, que liga a península ao continente croata a norte da Bósnia – o que significa que pode chegar ao restante sul da Dalmácia sem ter de passar por controlos de fronteira.

A partir de Pelješac, pode fazer uma curta viagem até Korčula – a famosa ilha fica perto da península – através de ‘ferry’ em Orebić, na parte norte da península. Do mesmo modo, a verdejante ilha de Mljet é facilmente acessível a partir do pequeno porto de Prapratno, mais a sul. Antes de sair de Pelješac, vai querer visitar dois dos pontos turísticos mais famosos da península: os bancos de ostras de Mali Ston e as enormes paredes de pedra que rodeiam a localidade de Ston desde o século XIV.

Ilhas Elaphiti

Rapidamente receberá propostas para uma viagem de um dia até às ilhas Elaphiti se percorrer o velho porto de Dubrovnik (robertharding/Alamy Stock Photo)

Ao percorrer o antigo porto de Dubrovnik, em poucos segundos receberá propostas para uma viagem de um dia às ilhas Elaphiti, no norte da cidade. Apesar de um dia ser suficiente para visitar as três ilhas habitadas - Koločep, Lopud e Šipan -, tirará melhor partido se escolher uma delas e passar alguns dias a desfrutar da sua paz, depois de os membros das excursões se terem ido embora. Šipan, a maior, é a única que permite carros, mantendo contudo um traço sedutor. Há pouco para fazer a não ser passear pelos olivais (que cobrem grande parte da ilha), nadar em praias formadas por seixos e devorar um peixe fresco grelhado. É o que praticamente define a essência da vida de verão na Dalmácia.

Região de Dubrovnik

Cavtat é uma alternativa mais tranquila em comparação com Dubrovnik (robertharding/Alamy Stock Photo)

Quem já esteve na zona histórica de Dubrovnik durante o verão não se surpreenderá ao saber que é o lugar mais visitado da Croácia. As multidões podem ser insuportáveis, daí que muitos viajantes prefiram ficar nas aldeias em redor deste último pedaço da costa do país – há uma boa rede de autocarros para se deslocar. Cavtat, a cerca de 15 milhas [24 quilómetros] a sul de Dubrovnik, tem-se tornado cada vez mais popular como uma alternativa à cidade. Pode também olhar a norte de Dubrovnik – Slano, a 40 minutos de carro, também dá jeito para visitar o Trsteno Arboretum, quando não estiver a relaxar nas águas calmas da baía rodeada de pinhais.

Relacionados

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados