Criminoso em fuga detido ao fim de 40 anos

1 jul 2023, 09:57
Estabelecimento prisional (Lusa/Tiago Petinga)

Donald Santini foi, finalmente, detido pelas autoridades por suspeitas de 1984 ter morto uma mulher de 33 anos

Donald Santini, de 65 anos, foi detido pelas autoridades norte-americanas após estar cerca de 40 anos em fuga. É suspeito de ter morto, em 1984, um mulher de 33 anos na Flórida, escreve a BBC. Estava entre os criminosos mais procurados dos Estados Unidos.

Durante as décadas em que esteve em fuga, Donald Santin usou 13 apelidos diferentes. Era, atualmente, presidente de uma companhia de águas na Califórnia. Foi, entretanto, extraditado para a Florida, para ser julgado por homicídio.

Donald Santin era procurado pela morte de Cynthia Wood, de 33 anos, que estava em processo de divórcio na década de 80 quando foi assassinada. Ele foi a última pessoa a ser visto com ela, dia 6 de junho, antes de o seu corpo ser descoberto pelas autoridades. Tinha sido estrangulada e atirada a um canal de água.

"A detenção de Donald Santin encerra um processo antigo que ainda estava em suspenso, trazendo alguma justiça para a vítima e para a sua família, ao fim de quase 40 anos de espera", afirmou Chad Chronister, Xerife de Hillsborough, num pequeno depoimento.

Logo após a descoberta do corpo de Cynthia Wood, este foi considerado o principal suspeito e desapareceu de imediato, antes de ser detido. Mesmo tendo aparecido diversas vezes na televisão com um dos criminosos mais procurados dos Estados Unidos (em 1990, 2005 e 2013), ele nunca tinha sido identificado.

O FBI também trabalhou neste caso e muitos investigadores, na busca por Donald Santin, percorreram outros estados norte-americanos e chegaram mesmo a ir até à Tailândia. Mas só este ano conseguiram encontrá-lo, após uma informação de uma autoridade local que se dedica a procurar criminosos em fuga.

Agora, foi finalmente detido e acusado formalmente da morte de Cynthia Wood. No início da semana acabou extraditado para a Florida.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Mais Lidas

Patrocinados