Grécia: vacinas obrigatórias para maiores de 60 anos. E há multas para quem se recusar

30 nov 2021, 10:22
Início da época vacinal contra a gripe sazonal 2020

Cerca de 63% da população está vacinada e as consultas para a vacinação têm aumentado nas últimas semanas. País tem 11 milhões de habitantes

A Grécia vai multar todas as pessoas com mais de 60 anos que ainda não tenham sido vacinadas contra a covid-19, avança a Reuters, que cita fonte oficial.

A medida visa conter a nova vaga de casos no país, que aumenta agora com o aparecimento da nova variante Ómicron.

As autoridades gregas têm autorização para multar em 100 euros cada pessoa que ainda não tenha tomado a primeira dose da vacina. A medida entra em vigor a partir de dia 16 de janeiro e será aplicada mensalmente. 

"Estamos a concentrar os nossos esforços na proteção dos nossos cidadãos e, por esse motivo, a vacinação será obrigatória a partir de agora. Os gregos com mais de 60 anos que ainda não foram vacinados devem, até 16 de janeiro, marcar uma consulta para levar a primeira dose ou, caso contrário, enfrentarão uma multa administrativa de 100 euros por mês", afirmou o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis.

As pessoas não vacinadas foram proibidas pelo governo de frequentar o interior de vários locais, como restaurantes, cinemas, museus e ginásio, mesmo apresentando teste negativo. 

Cerca de 63% da população (11 milhões de habitantes) está vacinada e as consultas para a vacinação têm aumentado nas últimas semanas.
  
A Grécia registou um aumento de casos no último mês, tendo atingido números recorde.

Europa

Mais Europa

Patrocinados