«Testes positivos não põem em causa retoma da Liga»

15 mai 2020, 14:35
2012/2013

Palavras de Filipe Froes, pneumologista que é consultor da Liga de Clubes e da Direção-Geral da Saúde

Filipe Froes, médico e pneumologista que é consultor da Liga de Clubes e da Direção-Geral da Saúde defendeu esta sexta-feira que os casos de covid-19 registados no principal escalão do futebol português não põem em causa o regresso à competição.

«Todas estas situações estão previstas. O que está a acontecer é expectável e não põe, de modo algum, em causa a retoma do futebol», começou por dizer, em declarações à TSF.

«Este rastreio inicial permite precisamente detetar os casos numa fase em que os jogadores podem ser isolados e assim, quebrar o risco de transmissão a outros jogadores», prosseguiu.

Filipe Froes afirmou que a taxa de testes positivos até agora praticamente não representa qualquer risco: «Se avaliarmos que foram feitos mais de dois mil testes feitos e cerca de dez casos positivos, então a taxa de testes positivos é inferior a 0,5 por cento, ou seja, o risco é praticamente nulo. Depois de uma testagem a milhares de pessoas, estamos a falar de uma percentagem ínfima de casos.»

O pneumologista admite que «provavelmente vão aparecer mais casos», mas não em grande quantidade. «Não é provável que aconteçam muitos casos em pleno campeonato. Os jogadores vão ser testados frequentemente», atirou.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Mais Lidas

Patrocinados