Fortuna da família Amorim fixou-se nos 4,3 mil milhões de euros (mas encolheu)

ECO - Parceiro CNN Portugal , Mariana Espírito Santo
5 abr 2023, 11:13
Galp

Maior ativo da família Amorim é a participação na Galp Energia

A única representante portuguesa na lista das 25 maiores fortunas do mundo em 2022, elaborada pela revista norte-americana Forbes, é a família Amorim, em 580.º lugar. Muitas das pessoas na lista viram a fortuna encolher no ano passado e esta família portuguesa seguiu a tendência, perdendo 52 milhões no ano passado.

A riqueza da família Amorim, com negócios na cortiça, com a Corticeira Amorim, na energia, com a Galp Energia, e no turismo, com empreendimentos como os restaurantes JNcQUOI, fixou-se nos 4,3 mil milhões de euros no ano passado.

Este montante colocou a família no 580.º lugar da lista no ano passado, mas a Forbes tem também uma lista que vai sendo atualizada diariamente e, neste momento, o nome de Maria Fernanda Amorim e família surge em 568.º, com uma fortuna de cerca de 4,38 mil milhões de euros.

Como destaca a Forbes, a Corticeira Amorim foi fundada em 1870 e tem dominado a indústria da cortiça desde então. Ainda assim, o maior ativo da família Amorim é uma participação estimada de 18% na empresa portuguesa de petróleo e gás Galp Energia, presidida pela filha mais velha de Maria Fernanda Amorim, Paula Amorim.

A Galp Energia praticamente duplicou os lucros em 2022, ano que ficou marcado pela crise energética e pelo início da guerra na Ucrânia. O resultado líquido da petrolífera foi positivo em 881 milhões de euros, o maior da sua história e um crescimento de 93% face ao ano anterior. Observando só o desempenho do quarto trimestre, os lucros da Galp cresceram 143% em termos homólogos, para 273 milhões de euros.

É de salientar que no ano passado, Paula Amorim doou o montante total da sua remuneração à Fundação Galp.

Já os lucros da Corticeira Amorim cresceram 31,6% em 2022, face a 2021. A empresa liderada por António Rios Amorim registou um resultado positivo de 98,4 milhões de euros e as vendas da companhia de Mozelos superaram pela primeira vez a fasquia dos mil milhões de euros: foram 1.021 milhões de euros, mais 21,9% do que em 2021.

Apesar do crescimento dos lucros destas empresas, a riqueza da família sofreu com a crise. Não foi a única, sendo que como a Forbes salienta, este foi o segundo ano consecutivo em que o número de multimilionários no mundo diminuiu — de 2.668 em 2022 para 2.640 este ano — e a riqueza total também recuou, em 500 mil milhões de dólares, para 12,2 biliões. Quase metade dos multimilionários do planeta está mais pobre do que há um ano.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados