Portugal
45'
0 - 0
Chéquia

Coreia do Norte lança míssil balístico e Japão pede aos residentes que procurem abrigo

CNN Portugal , AM - notícia atualizada às 00:24
13 abr 2023, 00:15
Lançamento de míssil norte-coreano (Getty)

Governo japonês alertou que os destroços podem cair perto da ilha de Hokkkaido

A Coreia do Norte lançou, esta quinta-feira cerca das 8:00 (23:00 em Lisboa), um míssil balístico no mar ao largo da costa leste da Península da Coreia, revelou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, citado pela Reuters. Também a guarda costeira do Japão disse que a Coreia do Norte tinha disparado o que poderia ser um míssil balístico.

Segundo a agência, o míssil terá aterrado fora da zona económica exclusiva do Japão. 

No entanto, através do sistema de alerta J-Alert, o governo japonês alertou que os destroços podem cair perto da ilha de Hokkaido e pediu aos residentes que procurem refúgio dentro de casa. 

Mais tarde, o governo japonês garantiu que os mísseis já não eram susceptíveis de aterrar em Hokkaido ou à volta da região, tendo a guarda costeira do Japão afirmado que o projetil já tinha caído.
 
O lançamento acontece dois dias depois da KCNA ter noticiado que o líder Kim Jong Un apelou ao reforço da prevenção de guerra do país de uma forma "mais prática e ofensiva" para contrariar aquilo a que chamou movimentos de agressão por parte dos Estados Unidos.
 
A Coreia do Norte criticou os recentes de exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul como e apelidou os mesmos de escalada da tensão. 

Relacionados

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados