Gasolina e gasóleo, preço na próxima semana: ⬆️⬆️⬆️⬆️⬆️⬆️⬆️⬆️⬆️

ECO - Parceiro CNN Portugal , Jéssica Sousa
28 jul 2023, 17:05
Combustíveis, preços, inflação, gasolina, gasóleo. Foto: Uwe Lein/picture alliance via Getty Images

Vem aí uma subida substancial

Depois de uma ligeira alteração esta semana, os preços dos combustíveis vão voltar a alterar-se na próxima semana. Desta vez de forma substancial. Na próxima segunda-feira, 31 de julho, o preço da gasolina vai subir pela quarta semana consecutiva - e depois de uma estabilização nos preços esta semana, também o gasóleo vai ficar mais caro.

Fonte do setor indica ao ECO/Capital Verde que, a partir da próxima semana, tanto o litro da gasolina como do gasóleo ficam 7 cêntimos mais caros. A esta subida acresce o aumento de cerca de 2 cêntimos da taxa de carbono a partir de agosto - ou seja, a partir de terça-feira os combustíveis ficam 9 cêntimos mais caros face ao valor atual.

Recorde-se que na semana passada só o preço da gasolina subiu (1,5 cêntimos por litro), enquanto o preço do gasóleo manteve-se inalterado.

Feitas as contas, e considerando o valor previsto para as subidas e os valores médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e as alterações na fiscalidade, se for abastecer na próxima semana deverá pagar 1,811 euros por litro de gasolina simples 95 e 1,629 por litro de gasóleo simples.

Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.

O gabinete de Fernando Medina informou esta sexta-feira que “o Governo mantém inalterado para o mês de agosto o desconto no ISP em vigor”, que se traduz num desconto de 13,1 cêntimos por litro no gasóleo e de 15,3 cêntimos por litro na gasolina. Mas, em simultâneo, o descongelamento gradual da taxa de carbono vai continuar em agosto, com a taxa a aumentar 2 cêntimos no gasóleo e 1,8 cêntimos na gasolina, acrescenta.

Em conjunto, as medidas vão passar a representar descontos de 23 cêntimos no litro de gasóleo e 25 cêntimos na gasolina, o que, em ambos os casos, é um desconto dois cêntimos inferior ao que tem estado em vigor neste mês de julho.

Assim, a redução da carga fiscal sobre os combustíveis no mês que vem passará a ser de 23 cêntimos por litro de gasóleo e de 25 cêntimos por litro de gasolina, durante o próximo mês. Em julho, os descontos estão a ser de 25 cêntimos no gasóleo e 27 cêntimos na gasolina.

Relacionados

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados