Ativistas do Climáximo bloqueiam estrada na Avenida 24 de Julho em Lisboa

CNN Portugal , (notícia atualizada às 18:50)
14 out 2023, 17:36
Ativistas do Climáximo bloqueiam Avenida 24 de Julho em Lisboa

Os jovens foram detidos pela PSP

Os ativistas do Climáximo que bloquearam este sábado a circulação na Avenida 24 de Julho, em Lisboa, foram detidos pela PSP, anunciou o grupo, num comunicado enviado às redações.

"A Avenida 24 de Julho foi bloqueada, durante 30 minutos, por 5 pessoas que seguravam uma faixa a dizer 'Desarmar as armas'. Protestaram por justiça climática, tendo sido detidas e levadas para a 30.º Esquadra da PSP, em Lisboa", pode ler-se no comunicado, que salienta que os jovens protestaram "pacificamente".

Numa fotografia partilhada pelo grupo no Instagram, é possível ver cinco jovens alinhados e sentados na estrada. Na mesma imagem, aparecem agentes da polícia que parecem dispersar o movimento.

"Não há super-heróis, temos de ser nós a travar os planos de morte deles. O governo e as empresas há muito tempo desistiram da democracia. Nós sabemos que 92% dos portugueses colocam a crise climática no centro das suas preocupações mas o governo e as empresas decidem investir em projetos criminosos e genocidas de aumento de emissões, condenando milhões de pessoas à morte", pode ler-se na publicação.

No comunicado, os jovens  defendem o desinvestimento na indústria fóssil e exigem "o cancelamento de qualquer proposta ou plano de expansão fóssil, como expansão de autoestradas, novos aeroportos, novos gasodutos ou expansão do porto LNG de Sines".

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados