Alguns países da Europa estão com a temperatura do mar quase a 30 graus. Não é o caso de Portugal

29 jul, 16:38
Praia (Getty Images)

Meteorologista avança à CNN Portugal que valores registados em Portugal rondam os 17 graus na faixa costeira ocidental. Já na costa sul (Algarve), há temperaturas a rondar os 20 graus

Os mares e oceanos também sofrem com as ondas de calor e os banhistas já notam a diferença.

No mar Mediterrâneo, por exemplo, o calor das últimas semanas tem feito com que as temperaturas se situem entre os 28 e os 30 graus, "até 5º graus acima dos valores normais", diz Rubén del Campo, porta-voz da Agência Meteorológica do Estado (Aemet), ao jornal espanhol El País.

As vagas de calor intenso têm vindo a aumentar, multiplicando-se as noites tropicais e equatoriais da costa, cuja temperatura nunca se situa abaixo dos 20 graus e põe mesmo em perigo os habitats marinhos.

Em relação à temperatura do mar, não é, neste momento, o caso de Portugal. "A costa portuguesa não está com temperaturas acima da média", revela à CNN Portugal Alexandro Morreccini, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em Portugal, os valores registados rondam os 17 graus na faixa costeira ocidental. Já na costa sul (Algarve), há temperaturas a rondar os 20 graus.

O meteorologista explica-nos que este fenómeno resulta da ausência de ventos fortes capazes de misturar as camadas superficial com as subjacentes, levando a temperaturas cada vez mais elevadas.

O especialista adianta que a temperatura da água irá manter-se assim nas regiões banhadas pelo Mediterrâneo até haver essa "barreira".

Clima

Mais Clima

Patrocinados