5 coisas que importam hoje: Dia da Vitória, China, Imobiliário, Bongbong e Máscaras

Seg, 09 mai 2022

Putin já discursou em Moscovo, realçou o "valor" da independência da Rússia, criticou a NATO mas foi mais o que não disse que marcou o discurso. Hoje é o Dia da Vitória na Rússia, data em que a Alemanha nazi se rendeu às forças soviéticas e um dos mais importantes feriados no país. Por cá, com a inflação e os juros a subirem, será a melhor altura para comprar casa? Saiba o que dizem os especialistas. Esta e outras notícias para ler esta segunda-feira. Bom dia!

Tanques e uma multidão nas ruas de Vladivostok, a cidade portuária do extremo oriente russo onde decorreu uma das primeiras paradas que assinalaram o Dia da Vitória na Rússia. (Foto: Pavel Korolyov/AFP via Getty Images)

1. Dia da Vitória

O dia 9 de Maio, que assinala a vitória soviética sobre a Alemanha nazi em 1945, só se tornou feriado na Rússia em 1965. Com as ascenção de Putin ao poder, tornou-se ocasião de elevação da autoestima nacional e, esta segunda-feira, o presidente russo discursou em Moscovo deixando críticas à NATO e insistindo que a Rússia não fez mais do que defender-se, justificando assim a invasão à Ucrânia. Admitia-se que Putin fizesse uma declaração oficial de guerra à Ucrânia, o que não aconteceu. Aliás, pouco mais aconteceu além do discurso autocelebratório: a maioria dos analistas realça sobretudo a falta de sinais de Putin sobre uma possível escalada do conflito. A falta de novidade foi a novidade.
 

2. China

As forças armadas chinesas realizaram exercícios militares perto de Taiwan nos últimos dias, para "testar e melhorar a capacidade de combate conjunto de múltiplos serviços e armas". Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia que as autoridades de Taiwan elevaram o estado de alerta, por receio de que Pequim possa aproveitar a oportunidade para fazer uma ação semelhante: a China reclama Taiwan como território seu, apesar de a ilha ter autogoverno desde 1949.

3. Imobiliário

As taxas Euribor, que servem de referência ao crédito à habitação, vão chegar a terreno positivo em todos os prazos nos próximos meses. Com as famílias a perder poder de compra, devido à subida da inflação, e os custos do crédito a aumentarem, será que vale a pena investir na compra de uma casa? Leia a opinião dos especialistas consultados pela CNN Portugal. 

4. Bongbong

O filho de Ferdinand e Imelda Marcos pode ser hoje eleito presidente das Filipinas: Ferdinand Marcos Jr., o filho mais velho do antigo ditador, pode ocupar o lugar que o pai manteve ao longo de 21 anos com mão de ferro. Os críticos dizem que se Marcos Jr. ganhar a presidência - ou Bongbong, como é conhecido desde criança - será o último ato de um processo de branqueamento do passado da sua família. Recorde-se que também a mãe do agora candidato à presidência, Imelda Marcos, ficou conhecida pela vida de luxo e coleção de milhares de sapatos que acumulou ao longo das décadas em que o marido se apropriava de fundos dos cofres do Estado.

5. Máscaras

Habituámo-nos a fazer quase tudo de máscara e agora temos dificuldades em voltar às antigas rotinas sem ela. Retirar a máscara pode ser difícil e, por isso, sugerimos-lhe oito passos para uma "libertação" gradual numa altura em que a pandemia ainda não acabou. 
 

Acontece hoje

Presidente

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe em audiência os partidos com representação parlamentar, no Palácio de Belém, em Lisboa. Na última quinta-feira, uma nota publicada na página oficial da Presidência da República dava conta de que estas audiências realizam-se “no quadro dos contactos regulares” com os partidos políticos.

 

Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência começa a julgar os recursos de Ricardo Salgado e quatro ex-administradores do BES a coimas de 2,8 milhões de euros aplicadas em janeiro pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

António Guterres

O secretário-geral da ONU inicia uma visita de dois dias à Moldova, país que faz fronteira com a Ucrânia e ao qual António Guterres pretende manifestar a sua “solidariedade e gratidão” pela ajuda prestada aos refugiados ucranianos. A Moldova, uma pequena antiga república soviética com cerca de 2,5 milhões de habitantes, receia ser desestabilizada pela ofensiva russa, tendo as tensões aumentado quando, no final de abril, se registaram várias explosões na região moldova separatista pró-russa da Transnístria.

 

Dia da Europa

O Dia da Europa é assinalado esta segunda-feira por eventos, presenciais e em formato virtual, em todos os 27 Estados-membros da União Europeia, incluindo em Portugal, bem como nos edifícios do Parlamento Europeu. Em Estrasburgo, a efeméride vai juntar as presidentes do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia, Roberta Metsola e Ursula von der Leyen, respetivamente, bem como o presidente francês, já que França detém a presidência semestral do Conselho da UE. António Costa também marcará presença.

 

Retrospetiva

A Cinemateca Portuguesa retoma a retrospetiva do cinema de Jorge Silva Melo com o filme "Agosto". Esta retrospetiva incluirá filmes de eleição que Jorge Silva Melo pôde escolher, numa "carta branca" dada pela instituição. O ciclo tinha sido interrompido em março de 2020 devido à pandemia de covid-19 e deverá incluir filmes como "Ainda não acabámos, como se fosse uma carta" (2016), espécie de autorretrato filmado de Silva Melo, "Ninguém duas vezes" (1984), com Manuela de Freitas, Luis Miguel Cintra e José Mário Branco, "Coitado do Jorge" (1992) e "António, um rapaz de Lisboa" (2000), a partir de uma peça homónima.

 "A Rússia teve de defender-se e a decisão tomada foi a única correta. Foi a decisão de um país independente"

Vladimir Putin, discursando na Praça Vermelha, em Moscovo, no Dia da Vitória

E finalmente

Ainda há muito por esclarecer sobre a doença pós-covid mas, do que se sabe, já foram descritos mais de meia centena de sintomas e sequelas que ficam em quem já foi infetado. Damos-lhe a lista dos 30 mais comuns. Confirme se ficou com alguma coisa desta lista.

 

Quais os sintomas mais comuns de long covid?

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais