China confirma exercícios navais perto de Taiwan

9 mai 2022, 04:54
Caça J-15 levanta voo do porta-aviões chinês Liaoning (foto de arquivo)

O Ministério da Defesa de Taiwan disse que a China destacou bombardeiros, aviões de combate e aviões anti-submarinos para os exercícios, que decorreram entre sexta-feira e domingo.

As forças armadas chinesas realizaram exercícios militares perto de Taiwan nos últimos dias, confirmou o Exército de Libertação do Povo nesta segunda-feira, depois de as autoridades de Taipé terem denunciado um pico de atividade.

Os exercício tiveram como objetivo melhorar as capacidades conjuntas de combate, informou Pequim. O Comando Leste do Exército de Libertação do Povo disse, numa declaração citada pela Reuters, que a Marinha e a Força Aérea realizaram exercícios de sexta-feira a domingo a leste e sudoeste de Taiwan para "testar e melhorar a capacidade de combate conjunto de múltiplos serviços e armas".

O Ministério da Defesa de Taiwan disse que a China destacou bombardeiros, aviões de combate e aviões anti-submarinos.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia as autoridades de Taiwan elevaram o estado de alerta, por receio de que Pequim possa aproveitar a oportunidade para fazer uma ação semelhante em relação à ilha rebelde, que a China reclama como território seu, apesar de Taiwan ter autogoverno desde 1949.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados