Chuva vai piorar até às 18:00. Mas o risco de inundações mantém-se depois desta hora

13 dez 2022, 14:29

IPMA realça agravamento do tempo durante a tarde. A partir das 18:00, a chuva deve abrandar. Mas o risco de inundações mantém-se

O presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Jorge Miranda, avisa que as condições meteorológicas se vão agravar durante a tarde, não se prevendo melhorias antes das 18:00.

“Depois de uma manhã de grande calmaria, voltamos a ter um processo de agravamento, que se vai prolongar até às 18:00”, afirmou à CNN Portugal.

O presidente do IPMA admitiu que, pouco antes das 18:00, poderá haver uma revisão do nível de aviso no que respeita à precipitação, passando progressivamente de laranja para amarelo e, depois, para verde.

Mas, apesar da chuva dever abrandar no final da tarde, o risco de inundações mantém-se, tendo em conta a saturação dos terrenos e dos sistemas de escoamento. “Os riscos estão a passar, como estão a ver, de riscos meteorológicos para riscos hidrológicos”, explicou o especialista.

Jorge Miranda reforçou que “toda a rede de escoamento está saturada” em Lisboa, apelando a atenções redobradas em Lisboa, onde chove “mais de 100 milímetros”. Com este cenário, diz, tem sido a “ação muito enérgica” das autoridades a evitar que o balanço de prejuízos seja maior.

O especialista confirmou ainda que Campo Maior foi atingido pelo “mesmo sistema” de Lisboa, avisando para o aumento do caudal na bacia hidrológica do tempo.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados