Champions: os potenciais adversários de FC Porto, Sporting e Benfica

29 mai, 00:27
Bola da Liga dos Campeões

Dragões estão no Pote 1 e leões têm confirmado o 3, o mesmo onde o Benfica ficará se superar as fases de qualificação

Com o final dos campeonatos nacionais de 2021/22, a composição da fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões da UEFA, na qual estão já FC Porto e Sporting, continua a definir-se. O Benfica tem de jogar a pré-eliminatória, num cenário que também começa a ganhar forma.

Há, nesta altura, um total de 26 clubes já confirmados na fase de grupos da prova para 2022/23 e a grande novidade deste sábado, dia de final da Liga dos Campeões, quanto aos potenciais adversários de FC Porto, Sporting e Benfica, é o facto de o Liverpool, com a derrota na final de Paris ante o Real Madrid, estar confirmado no pote 2, podendo assim ser adversário de qualquer emblema luso na fase de grupos da próxima época.

Com o título nacional conquistado em Portugal, o FC Porto sabe que vai ficar no Pote 1 da fase de grupos e lá tem a companhia de Real Madrid, Bayern Munique, PSG, Milan, Manchester City, Eintracht Frankfurt e, agora, o Ajax, fruto da derrota do Liverpool na final da Champions 2021/22. Estas sete equipas são as que o emblema azul e branco não vai poder defrontar na fase de grupos.

Já os leões já sabem que vão ficar no Pote 3, o mesmo em que entrará o Benfica caso passe a qualificação. Os lisboetas não podem defrontar Borussia Dortmund, Salzburgo, Shakhtar, Inter de Milão, Nápoles e Bayer Leverkusen, equipas também colocadas no mesmo pote.

A fase de grupos da Liga dos Campeões é composta por 32 equipas distribuídas por oito grupos, sendo que a maioria dos lugares ficará ocupada até ao final da época e uma pequena parte só será definida entre julho e agosto de 2022, altura em que haverá pré-eliminatórias e play-off.

É aqui que entra o Benfica.

Com o terceiro lugar no campeonato, os encarnados vão entrar na terceira pré-eliminatória para não-campeões e têm à espera (se chegarem à fase de grupos) um lugar no pote do Sporting: o 3. Este caminho implica quatro jogos, à semelhança do que sucedeu na última época em que o Benfica defrontou Spartak Moscovo na terceira pré-eliminatoria e o PSV no playoff.

A confirmação do Ajax como campeão neerlandês significa que o mesmo PSV Eindhoven é segundo. A equipa que foi orientada por Roger Schmidt, agora o novo treinador do Benfica, também será cabeça de série e fica fora do caminho da equipa da Luz.

O Rangers, que sonhava com entrada direta na fase de grupos - o que aconteceria se tivesse vencido a Liga Europa - estará com o Benfica na terceira pré-eliminatória e como cabeça de série. Ou seja, o vice-campeão escocês não calhará ao Benfica antes do play-off, tal como o Dínamo Kiev e o PSV Eindhoven. O clube ucraniano tem ainda de passar pela segunda pré-eliminatória, no entanto.

Quem pode, sim, sair aos encarnados são o Mónaco de França, o Sturm Graz da Áustria, o St. Gilloise da Bélgica, o Midtjylland, da Dinamarca, os turcos do Fernerbahçe ou os cirpriotas do AEK Larnaca.

A terceira pré-eliminatória será disputada nos dias 2 ou 3 de agosto (primeira mão) e dia 9 do mesmo mês (segunda mão). Caso se qualifique, o Benfica entrará em ação no play-off a 16 ou 17 de agosto (primeira mão) e 23 ou 24 de agosto (segunda mão).

No fundo, a situação para a terceira pré-eliminatória é a seguinte:

Cabeças de série

Benfica

Glasgow Rangers

PSV Eindhoven

Dínamo Kiev* (tem ainda de jogar a 2.ª pré-eliminatória)

 

Não cabeça de série

Mónaco

Sturm Graz

St. Gilloise

Midtjylland * (tem ainda de jogar a 2.ª pré-eliminatória)

Fenerbahçe * (tem ainda de jogar a 2.ª pré-eliminatória)

AEK Larnaca * (tem ainda de jogar a 2.ª pré-eliminatória)

 

[artigo atualizado]

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Champions

Mais Champions

Patrocinados