Aplicação Passe Covid precisa de ser atualizada. Saiba como o fazer

1 fev 2022, 16:37
Controlo nas fronteiras terrestres (Lusa/Nuno Veiga)

Casa da Moeda lança recomendação depois de as normas de validação do certificado digital covid-19 terem sido alteradas

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) deixou esta terça-feira a recomendação de que os utilizadores da Passe Covid, que lê e valida os certificados digitais, atualizem a aplicação. O pedido surge na sequência das alterações às normas de validação do documento eletrónico que passa a ter validade de nove meses no contexto de viagens dentro da União Europeia.

Dessa forma, a INCM pede aos utilizadores do Passe Covid, que utilizem o sistema Android, para abrirem a janela de atualização, através do botão no canto superior direito da aplicação, e carregarem na opção "Atualizar". 

Para os utilizadores do sistema operativo iOS, a validação de certificados com reforço vacinal tomado há menos de 14 dias "será possível logo que a Apple Store disponibilize a versão mais recente da aplicação", informa a Casa da Moeda.

A mudança das regras surge depois do anúncio de Bruxelas, que reforçou que um "período claro e uniforme de aceitação dos certificados de vacinação garantirá que as medidas de viagem continuarão a ser coordenadas, tal como solicitado pelo Conselho Europeu”.

De acordo com o Executivo da UE, “as novas regras garantirão que as restrições se baseiem nas melhores provas científicas disponíveis, bem como em critérios objetivos”.

Para Bruxelas, “é essencial manter a coordenação para o funcionamento do mercado único e proporcionar clareza aos cidadãos da UE no exercício do seu direito à livre circulação”, ainda que vários Estados-membros, como Portugal, estejam a reimpor obrigações como de teste mesmo para vacinados que entrem no país devido ao agravar da situação epidemiológica da covid-19 e à nova variante Ómicron, muito mais contagiosa que as anteriores.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados