Das secretas para a secretaria de Estado da Defesa, Carlos Pires já tomou posse

ECO - Parceiro CNN Portugal , Joana Morais Fonseca
20 jul 2023, 19:56
Carlos Lopes Pires

O Presidente da República deu esta quinta-feira posse ao novo secretário de Estado da Defesa Carlos Pires, numa cerimónia que decorreu ao final da tarde no Palácio de Belém.

O Presidente da República deu esta quinta-feira posse ao novo secretário de Estado da Defesa Carlos Pires, numa cerimónia que decorreu ao final da tarde no Palácio de Belém.

Carlos Pires foi escolhido pelo primeiro-ministro para substituir Marco Capitão Ferreira como secretário de Estado da Defesa, que apresentou a demissão, após estar envolvido em várias polémicas e ter sido constituído arguido no âmbito da Operação “Tempestade Perfeita”.

Nascido em Beirute, Carlos Pires é Licenciado em relações internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e com mestrado em Estudos Europeus pela London School of Economics. Até agora era diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), que integra as secretas do país.

O novo secretário de Estado não é estreante nas lides políticas. Já integrou vários gabinetes ministeriais, tendo sido adjunto do então ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Luís Amado, entre setembro de 2010 e junho de 2011, adjunto no gabinete do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho (de junho de 2011 a fevereiro de 2013), chefe de gabinete do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus Miguel Morais Leitão (entre fevereiro a julho de 2013), e chefe de gabinete do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Manchete (de julho de 2013 a agosto de 2014).

Governo

Mais Governo

Patrocinados