Carlos Martins vai ser o presidente da ULS do Hospital de Santa Maria

28 dez 2023, 18:07
Hospital de Santa Maria (Paulo Mumia/Getty Images)

Antigo secretário de Estado da Saúde volta ao hospital cinco anos depois

Carlos Martins vai ser o novo presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) do Hospital de Santa Maria, o maior de Lisboa.

A CNN Portugal sabe que o antigo secretário de Estado da Saúde do governo de Durão Barroso está de regresso àquela instituição, onde presidiu o Conselho de Administração entre 2013 e 2019.

Ao aceitar o convite da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Carlos Martins substitui no cargo Ana Paula Martins, que tinha anunciado a sua saída, apesar de garantir que não houve qualquer choque com o Governo.

Na altura, Ana Paula Martins, antiga bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, revelou que não iria apresentar candidatura à presidência da ULS de Santa Maria.

Carlos Martins assume assim a presidência da ULS, o novo modelo de organização que a partir de 1 de janeiro de 2024 vai reunir os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente nos Cuidados de Saúde Primários do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Norte e Oeste (Mafra).

Esta nova organização significa a extinção do Centro Hospitalar de Lisboa Norte e a criação desta nova ULS, que entra em vigor no primeiro dia de 2024.

Trata-se de uma alteração que faz parte da “grande reforma do SNS para 2024”, numa das ações mais importantes de Fernando Araújo, que assumiu a direção-executiva do serviço público.

Carlos Martins, que vai assumir a presidência da ULS de Santa Maria, nasceu em 1961, licenciou-se em Relações Internacionais no Ramo de Relações Políticas e Económicas pela Universidade do Minho e desempenhou vários cargos políticos no PSD a nível regional e nacional.

Em 1990, ano em que foi pela primeira vez eleito vereador na Câmara Municipal de Portimão, chegou a membro do Conselho Geral do Hospital Distrital de Portimão, função que desempenhou até 1994, altura em que passou a presidir ao Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde do Algarve.

Entre 1992 e 1993 foi adjunto do Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares e adjunto do Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro. Em 1999 foi eleito deputado, tendo integrado a Comissão Parlamentar da Saúde e Toxicodependência e passou a integrar, em abril de 2002, o Governo social-democrata liderado por Durão Barroso como Secretário de Estado da Saúde.

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados