Refer vai modernizar a Linha de Sintra

8 mar 2007, 12:20
Comboio

A entidade lançou um concurso público cuja base de licitação são 57 milhões de euros

A Refer lançou esta quinta-feira o concurso público para a quadruplicação da Linha de Sintra, entre Massamá e o Cacém, e a remodelação das estações de Barcarena e Agualva-Cacém, cujas obras deverão arrancar no início de 2008.

A empreitada, integrada na modernização da Linha de Sintra, inclui a quadruplicação da via férrea em 4,5 quilómetros, no troço entre as estações de Massamá-Barcarena e de Agualva-Cacém, concluindo a quadruplicação da Linha de Sintra entre Benfica e o Cacém.

A base de licitação deste concurso é de 57 milhões de euros, prevendo-se que as obras possam arrancar no início de 2008, prolongando-se por cerca de quatro anos, adianta a Refer em comunicado.

A remodelação da estação de Massamá-Barcarena inclui a construção de um novo edifício de passageiros, integrando uma passagem superior pedonal de acesso aos cais de passageiros, além da construção de um interface de transportes públicos e de um silo com capacidade para 585 veículos.

Para melhorar as condições de segurança dos passageiros na estação de Massamá-Barcarena, evitando o atravessamento da via férrea, vai ser lançado de imediato um concurso público específico para a construção de uma passagem «superior pedonal provisória», a qual vai ficar operacional em Outubro deste ano.

«Após a finalização dos trabalhos, ficarão assegurados os atravessamentos desnivelados pedonais em ambos os sentidos, concluindo-se, assim, todo o processo de supressão de passagens de nível na Linha de Sintra», conclui o comunicado.

Mais Lidas

Patrocinados