Calor coloca 14 distritos em aviso amarelo. Há 70 concelhos em risco máximo de incêndio

Agência Lusa , AM
19 ago 2022, 07:52
Calor

Instituto Português do Mar e da Atmosfera aponta para a continuação da subida da temperatura, que será acentuada em alguns locais do litoral

Catorze distritos estão sob aviso amarelo por causa do calor, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que nalgumas regiões estendeu o aviso até ao final da tarde de domingo.

Segundo o IPMA, estão sob aviso amarelo (o menos grave) por causa da persistência de temperaturas elevadas, até às 18:00 de sábado, os distritos de Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Coimbra e Braga.

O aviso estende-se até às 18:00 de domingo para os distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Bragança.

Para esta sexta-feira, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para a continuação da subida da temperatura, que será acentuada em alguns locais do litoral. O vento vai soprar forte nas terras altas até meio da manhã e no final do dia.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus Celsius (Bragança) e os 24º (Portalegre), e as máximas entre os 29º (Guarda e Viana do Castelo) e os 38º (Évora, Beja e Setúbal).

Risco máximo de incêndio

Mais de 70 concelhos da região Centro do país e do Algarve estão esta sexta-feira em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê a continuação da subida da temperatura máxima.

De acordo com a informação disponível no ‘site’ do IPMA, os concelhos em risco máximo localizam-se nos distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Aveiro, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.

Em risco muito elevado e elevado está quase todo o restante território de Portugal continental, à exceção de 11 municípios dos distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro (litoral) e Lisboa (Torres Vedras).

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de ‘reduzido’ a ‘máximo’, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados