Dois ex-gestores do BPP em vias de serem presos quase 15 anos depois do colapso

30 ago 2023, 11:36
Banco Privado Português

Quase 15 anos depois de o Banco Privado Português (BPP) ter sido intervencionado pelo Banco de Portugal, dois ex-administradores estão agora à beira de serem presos

Quase 15 anos depois de o Banco Privado Português (BPP) ter sido intervencionado pelo Banco de Portugal, os antigos administradores Salvador Fezas Vital e Fernando Lima devem começar a cumprir penas de prisão em breve, noticia o Observador.

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) confirmou em junho o trânsito em julgado da sentença de Salvador Fezas Vital, condenado a pena de prisão de dois anos e seis meses por crime de burla qualificada. Segundo o mesmo jornal, a defesa ainda poderá apresentar um recurso no Tribunal Constitucional aos 225 mil euros de indemnização que foi condenado a pagar ao embaixador Júlio Mascarenhas. Mas várias fontes apontam ao Observador que o STJ pode emitir nota de trânsito em julgado sobre a pena de prisão efetiva.

Já Fernando Lima, com uma pena de prisão de seis anos para cumprir pelos crimes de abuso de confiança, fraude fiscal e branqueamento de capitais, perdeu o último recurso no Constitucional a 7 de julho, pelo que este tribunal também deve emitir em breve a nota de trânsito em julgado da respetiva pena.

País

Mais País

Patrocinados