Programa JUNTOS! vai beneficiar cerca de 4.000 pessoas em Portugal

conteúdo patrocinado
26 dez 2023, 15:14
Juntos! Bpi la caixa

A iniciativa da Fundação ”la Caixa” e da Fundação Aga Khan tem por objetivo capacitar as entidades sociais para poderem responder de forma eficaz aos desafios sociais e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

O programa JUNTOS! é lançado em Portugal após nove anos de atividade em Moçambique, país onde 26 organizações da sociedade civil beneficiaram do apoio para desenvolver as suas iniciativas sociais. Mais de 88 000 pessoas tiveram formação através de 37 cursos sobre temas tão diversos como gestão financeira, competências empresariais, comunicação, mobilização de recursos, desenvolvimento comunitário, nutrição e saúde.

Artur Santos Silva, patrono da Fundação “la Caixa” e presidente honorário do BPI, congratulou-se «com a oportunidade de colaboração entre as duas fundações num programa que já deu provas muito positivas».

Em Portugal, prevê-se que cerca de 4.000 pessoas vão beneficiar das propostas de formação incluídas no Programa. Os membros inscritos podem participar em formações presenciais e online, atividades de acompanhamento no local de trabalho, assistir a seminários, bem como receber apoio para desenvolver projetos comunitários inovadores no país. Trata-se de um sistema de aprendizagem transformador que servirá de plataforma para o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre as próprias organizações. 

«É um grande privilégio para a Fundação Aga Khan reforçar a sua colaboração com a Fundação ”la Caixa” que se enquadra no espírito e missão das agências AKDN (Rede Aga Khan para o Desenvolvimento), tanto em Portugal como no resto do mundo, bem como nos princípios fundamentais do Imamat Ismaili: trabalhar em parcerias de longo prazo, locais ou internacionais, contribuindo, assim, para reforçar o impacto na qualidade de vida das pessoas, objetivo principal destas iniciativas», afirmou o representante diplomático do Imamat Ismaili em Portugal, Nazim Ahmad.

Numa primeira fase, na Área Metropolitana do Porto, “JUNTOS!” vai colaborar com três entidades ligadas a diferentes sectores da sociedade civil portuguesa, que farão a ponte entre organizações associadas, nas áreas da promoção dos direitos das crianças e dos jovens, do apoio a grupos minoritários, migrantes e refugiados e do trabalho em prol das pessoas com deficiência e das comunidades locais, entre outras.

O diretor-geral da Fundação ”la Caixa”, Antonio Vila Bertrán, afirmou: «Temos a certeza de que este projeto terá um grande impacto no tecido social e nas organizações da sociedade civil da área do Porto».

Através da formação e da coesão das entidades sociais, o programa pretende criar um impacto positivo e duradouro na sociedade portuguesa.

O diretor executivo da Fundação Aga Khan em Portugal, Karim Merali, salientou que «as instituições da sociedade civil estão comprometidas com o bem público e funcionam como pilares que sustentam o edifício social. O programa JUNTOS! pretende contribuir para o seu processo de autoanálise, de aprendizagem das suas próprias experiências, para melhorar a gestão dos seus programas, fortalecendo a avaliação e o intercâmbio de experiências sem reduzir a sua autonomia e iniciativa criativa».

“JUNTOS!” visa incentivar igualmente a melhoria do desempenho das organizações da sociedade civil de base, bem como reforçar a inovação liderada pelas comunidades, a gestão financeira das organizações e promover a participação e a liderança das mulheres e dos jovens.


O Programa prevê promover nos próximos anos, um total de 30 projetos de inovação comunitária. 


Conteúdo oferecido por BPI e Fundação ”la Caixa”.