Saiba tudo sobre o Euro aqui

Morreu Minervino Pietra, antiga glória do Benfica

8 mar, 00:00
Pietra (Benfica)

Antigo jogador tinha 70 anos e «mais de metade da sua vida dedicou-a ao Benfica»

Morreu Minervino Pietra, antiga glória do Benfica.

Encarnados comunicaram na noite desta quinta-feira a morte do antigo jogador, aos 70 anos.

«Partiu um homem com uma ligação histórica ao Clube, um exemplo de dedicação e de enorme benfiquismo, seja em campo ou na estrutura do futebol. Mais de metade da sua vida dedicou-a ao Benfica, como jogador, analista e, mais tarde, como treinador residente de várias equipas técnicas do plantel profissional de futebol do Clube. Sempre foi um desportista de eleição, como jogador do Benfica e da Seleção e como treinador, que inspirava os jogadores pelo seu exemplo e pela mística que sempre incutiu nos mais novos», pode ler-se no comunicado oficial do clube.

Formado no Belenenses, no qual jogou até 1975/76, o antigo defesa português juntou-se no verão de 1976 às águias e só de lá saiu em 2022, tendo sido jogador e, posteriormente, treinador-adjunto de várias equipas técnicas do escalão principal.

Ao serviço do Benfica, como jogador, fez 227 jogos e marcou 19 golos, tendo juntado ao seu palmarés quatro Ligas portuguesas, cinco Taças de Portugal e duas Supertaças. Pela seleção nacional fez 26 jogos e marcou um golo.

Depois de uma carreira de louvar como jogador e de ter sido treinado por nomes como John Mortimore, Mário Wilson, Lajos Baroti ou Sven-Göran Eriksson, Pietra aventurou-se na carreira como técnico e chegou a orientar o Alverca, Estoril, Barreirense e a Juventude de Évora. Como treinador-adjunto, esteve no Boavista, no Belenenses, no Alverca, no Estoril e no Benfica, este último entre 2007/08 até 2021/22.

Na cerimónia do aniversário dos 120 anos do Benfica, no final do mês passado, onde estavam presentes vários antigos jogadores, foi feita uma pequena homenagem a Pietra, que já se encontrava doente. 

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados