Benfica invicto a «invasões francesas» (e Schmidt mantém tradição)

11 abr, 13:05
Otamendi e Achraf Hakimi

Encarnados nunca perderam em casa com uma equipa gaulesa para as competições europeias. Esta noite, na Luz, há uma nova batalha

Esta noite, na Luz, há jogo grande na Liga Europa e uma reputação a preservar.

O Benfica recebe o Marselha e, se cumprir com a tradição, irá manter-se invicto, resistindo às “invasões francesas”. Em 16 receções para as competições europeias, nunca os encarnados foram derrotados por uma equipa gaulesa, segundo dados recolhidos pelo SofaScore para o Maisfutebol.

Desde o primeiro embate, na segunda eliminatória da Taça dos Campeões Europeus em 1967/68, com o Saint Etiénne, os encarnados somaram 11 vitórias e cinco empates.

O último triunfo é bem recente: aconteceu em fevereiro no play-off da Liga Europa, diante do Toulouse, que terminou com uma vitória por 2-1, decisivo para seguir em frente, graças a um nulo em França na segunda mão.

Também com Roger Schmidt ao comando, os encarnados conseguiram um dos resultados mais mediáticos na fase de grupos da Liga dos Campeões, ao travarem o PSG de Messi, Neymar e Mbappé, num empate a uma bola, em outubro de 2022. As águias acabariam inclusivamente por vencer o grupo, após igualdade pontual com os parisienses.

O Marselha já jogou uma vez na antiga Luz e outra na nova. A 18 de abril de 1990, o jogo e a eliminatória, que valeu a passagem à final da Taça dos Campeões Europeus ao Benfica, ficou marcado pelo caso da “mão de Vata”, com o golo aos 82m que valeu o triunfo por 1-0. Mais pacífica foi a eliminatória dos oitavos de final da Liga Europa, em março de 2010, com o Benfica de Jesus a empatar a uma bola em casa, antes de vencer por 2-1 no Estádio Vélodrome na segunda mão.  

Ao todo foram dez adversários vindos de França, nenhum conseguiu vencer em Lisboa. O oponente mais recorrente é o PSG (quatro ocasiões) e o Benfica tem nas receções a gauleses mais do dobro dos golos marcados em relação aos sofridos.

Esta noite, na Luz, mesmo sobre brasas, Schmidt tem «apenas» de cumprir com o desígnio destas batalhas luso-francesas.

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados