Dérbi: Sporting teve mais posse de bola mas jogou menos

4 fev 2019, 09:30
Sporting-Benfica

A explicação para a vitória gorda do Benfica no Estádio da Luz

No final do dérbi, e feitas as contas, o Sporting teve mais posse de bola e fez mais passes, mas também perdeu mais bolas, perdeu mais duelos e sobretudo criou menos perigo para a baliza adversária

Esta é, pelo menos, a análise que se pode fazer a partir dos dados recolhidos pelo SofaScore para o Maisfutebol, a partir das estatísticas da Opta.

O Sporting chegou ao final do jogo com 53 por cento de posse de bola, contra 47 por cento do Benfica. Fez 321 passes certos (num total de 422 passes tentados, o que dá 76 por cento), contra 266 passes certos do Benfica (num total de 370 tentados, o que dá 72 por cento). Também fez 28 passes longos, contra apenas 26 do Benfica, e fez mais passes no último terço do campo: 43 contra 27.

Portanto o Sporting teve mais posse de bola, fez mais passes e acertou mais passes.

No entanto, também ganhou menos duelos (75 contra 84) e perdeu mais bolas (165 contra 146), razão pela qual chegou com menos perigo à baliza adversária.

O que pode ser comprovado com a análise aos números dos dois pontas de lança.

Bas Dost e Seferovic jogaram noventa minutos e fizeram cada qual um golo (no caso do sportinguista de penálti), sendo que Bas Dost até rematou mais vezes: cinco no total, três à baliza, contra três remates de Seferovic, dois à baliza.

No entanto, Seferovic falhou duas oportunidades de golo e fez três passes decisivos, enquanto Bas Dost falhou zero oportunidades de golo e fez zero passes decisivos. O que significa que apesar de ter rematado mais, Bas Dost não o fez com perigo: ou em situações de criar perigo. Foram remates inofensivos, ao contrário que fez o avançado benfiquista.

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados