Estádio da Luz: opinião dos leitores

11 abr 2001, 15:50

Demolir, remodelar ou simplesmente deixar tudo na mesma A opinião dos leitores do Maisfutebol quanto ao futuro do Estádio da Luz. Demolir e construir um novo, remodelar o actual ou simplesmente deixar tudo na mesma.

É uma situação indescritível. O maior clube português afastado não só do Euro, mas também da maior oportunidade para a modernização e acompanhamento dos tempos.  
 
A credibilidade extra-muros é uma ofensa para o passado do Benfica; 
O Benfica e os benfiquistas irão com certeza sofrer o maior revés de todos os tempos; 
Esta direcção mentiu, NÃO soube, NÃO foi capaz de assumir uma liderança que se impunha, e não têm desculpas pelo que está acontecer; Eles não salvaram o Benfica; 
Tenho vergonha de ser benfiquista, tenho vergonha de pertencer a um clube derrotado, tenho vergonha que, a partir de agora, o Benfica passe a ser o 10º clube nacional, em relação a infra-estruturas e modernidade, e sem qualidade;  
Tenho vergonha de andar para trás no tempo, tenho vergonha de ver o meu clube estagnado.  
 
Eles o que fizeram foi salvarem-se e tirar o Benfica do Euro-2004 
Saudações Benfiquistas 
Nota: sou a favor da remodelação do estadio. 
Zé Manel  
 
Acerca deste assunto já muito se disse e mais ainda se escreveu. E para esclarecer a minha opinião, devo dizer que sou açoriano, pois nós vivemos a grandeza do S.L.B. de uma forma bastante diferente, já que apoiamos e acreditamos no Benfica, sem estarmos presentes. Para ser franco, quando visitei o Estádio da Luz pela 1ª vez tive uma certa desilusão, pois apesar da sua imponência interior, fiquei desiludido com o fraco aproveitamento exterior e até com as condições de degradação em que se encontravam algumas secções.  
 
Mas de uma coisa os benfiquistas têm de se convencer: se partirmos para a construção de um novo estádio, e consequente participação no Euro 2004, estaremos a vestir a «pele» de família burguesa que, depois de gastar a fortuna, mantém atitudes e vícios que nada têm a ver com os seus saldos bancários.  
 
Benfiquistas, tenho que vos dizer algo que me doi na alma, mas que é verdade. «O rei vai nu», ou seja, o nosso S.L.B. primeiro tem que se preocupar com a sua saúde financeira e tentar revitalizar ao máximo as nossas equipas. 
Ou seja primeiro o Benfica e depois o resto. 
Viva o Benfica. Sócio 110.853 
David Garcia  
 
Como sócio benfiquista gostaria muito de tentar juntar o útil ao agradável, ou seja, através de uma remodelação ter um estádio coberto, com bares e restaurantes capazes, sanitários com o miínimo de higiene, acessos prácticos, etc. Mas temos de ponderar a situação financeira do Benfica, caso não surjam investidores adequados a um projecto desta envergadura. O benfica por si próprio não pode, face à actual conjuntura financeira, meter-se noutro buraco sem saída.   
 
Não podemos apenas pensar que somos o maior clube português e, só por isso, temos a obrigação de apresentar o maior projecto para um estádio, seja novo ou remodelado. Apoio a decisão que vier a ser tomada pela direcção, pois penso que, acima de tudo, tem revelado ponderação e soluções para remover o clube do «lamaçal» em que se encontrava afundado.  
Leitor Identificado  
 
Neste momento menos bom que o Benfica atravessa financeiramente, o nosso estádio devia ficar como está e nunca deve ser demolido. Ao senhor presidente da Federação Portuguesa de Futebol e ao governo quero dizer que o estádio do Benfica faz mais falta ao Europeu e a Portugal do que o Europeu ao Benfica. 
Tenho dito 
Benjamin Teixeira  
 
Deve-se aproveitar o dinheiro que o Estado está a dar mesmo sendo pouco, 
porque mais tarde pode não haver nenhum! 
Pedro Cruz  
 
Importante mesmo é construir um estádio novo. O actual é um sorvedouro de 
dinheiro, não oferecendo qualquer tipo de receitas ao clube. Eu, por 
exemplo, já não tenho pachorra para ir ver um jogo à Luz no Inverno, apanhar 
uma chuvada monumental durante uma hora, estar de pé devido ao facto de os 
bancos estarem molhados e de não conseguir estacionar o carro a menos de um 
ou dois quilómetros de distância. O Benfica já mudou de casa uma vez e pode 
fazê-lo de novo.   
 
Quanto às inflamadas declarações do senhor Fernando Martins, a única coisa que me ocorre dizer é «tenha lá juizo». Foi com a sua ideia megalómana de fechar o terceiro anel que o Benfica se começou a afundar. Não se esqueça que a dívida das obras à Teixeira Duarte ficou para os que vieram depois de si. 
Miguel Ângelo  
 
Sou um benfiquista convicto, independentemente das Direcções empossadas para gerir os destinos do meu clube, embora com preferências, confesso. 
A actual direcção já deu mostras (e, porque não dizê-lo, provas claras) de querer, paulatina e eficazmente, resolver os problemas que se lhe deparam, alguns actuais  
outros herdados da(s) anterior(es) direcção(ões).  
 
Além da vontade na resolução das questões, afigura-se-me legítimo afirmar que tem capacidades e muitas. Nesse contexto é de crer que o quadro directivo do SLB possuirá, ou contratará para o efeito, profissionais qualificados e competentes para, de acordo com a conjuntura actual do clube e previsões de médio e curto prazo, avaliar da pertinência e reais possibilidades da inclusão do Estádio da Luz no EURO2004.   
 
Se, por um lado, a pertinência é algo que é indiscutível, por outro também é inegável os inúmeros compromissos financeiros que o clube tem por regularizar e que a Direcção, melhor que ninguém, conhecerá. Por tudo isso, embora todos sejamos livres de opinar, creio que qualquer solução apresentada será tendo  
em conta os reais interesses do clube de que tanto gostamos e dos seus associados simpatizantes. Atendendo a todo desenvolvimento inerente à realização do EURO 2004, admito que gostaria de ver um novo estágio ser eregido. Para quem seja apologista de manter o actual estádio, e com ele todas as recordações maravilhosas do Glorioso, também penso que é tempo de dar oportunidade a que novas recordações surjam, num recinto novo, moderno, mas que manterá para sempre aquilo a que nos habituámos, mística, vitórias e a consequente glória. 
Rui Parente  
 
Sou sócio nº 29720 e a meu ver o Benfica e a sua Direcção devem 
ponderar muito bem o assunto. O Benfica não vive dias de glória nem está financeiramente estável, muito pelo contrário, por isso sou da opinião que deveria fazer-se umas pequenas reformas no estádio e deixar o Euro para os outros, estabilizar a situação financeira, arranjar uma equipa de acordo com o nível e glória do Benfica, e então depois do próximo aumento de capital pensar-se num estádio novo e moderno adaptado às novas realidades. 
Ao gastar-se dinheiro nesta altura era preferível construir um centro de estágio moderno e bem equipado, projectando assim o Benfica para um futuro mais risonho. 
Paulo Santos  
 
Como sócio do Benfica penso que o melhor seria estabilizar o clube financeiramente, restituir a excelente imagem que este tinha, e que ainda tem, investir na equipa de futebol e só depois pensar-se com calma sobre a questão do estádio. Se o Benfica tiver que ficar fora do Eur2004, mas futuramente ficar com um excelente estádio, mais cómodo, mais rentável, com melhores acessos e principalmente que não seja feito «em cima do joelho» e ainda com grandes equipas em todas as modalidades, então acho que o melhor seria ficarmos fora (infelizmente) do Euro.   
 
O Benfica viveu grandes glórias no actual estádio, glórias essas que não vão desaparecer só por se demolir o estádio. Nem que a equipa jogasse num campo pelado e que só levasse meia dúzia de pessoas a ver as partidas, o Benfica seria sempre o que é: O MAIOR CLUBE PORTUGUÊS e um dos maires do MUNDO.  
Viva o Benfica.  
 
P.S.: Se quando se soube que Portugal ganhou a organização do Euro-2004,  
os dirigentes do Benfica na altura tivessem feito as coisas como deviam  
ser, agora, possivelmente nem se estaria a colocar a hipótese do estádio não entrar no Euro. 
Hugo Fernandes  
 
Se eu fosse presidente do Benfica não teria a mínima dúvida: investir forte e bem na equipa de futebol e nas amadoras tb (incluindo o andebol e o futsal) e deixar o Euro para o governo. Daria uma conferência de imprensa duríssima em que apelaria mesmo aos seis milhões de benfiquistas para se marimbarem para os jogos do Euro (com excepção dos da nossa selecção). O Estado quer estádios bons que os pague, como pagou a Expo 98, por exemplo! Um abraço e VIVA O GLORIOSO!!! 
Ricardo  
 
Já imaginaram a Torre de Belém demolida? E o Mosteiro dos Jerónimos? Não? Então também não conseguem imaginar o Estádio da Luz nessa situação. Os monumentos nacionais não são para vir abaixo! Uma boa remodelação contentava todos. Os benfiquistas ficavam com um recinto para muitos anos e os portugueses, representados pelo governo, com a satisfação pela CATEDRAL integrar o Euro. 
Jorge Anjinho  
 
Um facto inalienável, quanto a mim, é que o SL Benfica não deve ficar fora do Euro2004. É importante para o evento, para Portugal e para o Benfica. Por outro lado, a ficar de fora, isso significará que, depois dos títulos desportivos, infelizmente arredados do Benfica como não existe memória, também o comboio da modernização patrimonial o Benfica perderia. Seria mais um trunfo argumentativo de méritos para os rivais.  
 
Quanto à questão da demolição ou renovação, defendo que deveria construir-se um novo estádio. Um estádio com outro tipo de rentabilização, um estádio interactivo em termos de oferta e usufruto de serviços, algo com vida muito própria para além do futebol, algo que faça daquele um espaço dinâmico. Mas nunca com capacidade inferior a 70000 espectadores. 
Um novo estádio, um novo estádio da Luz, UM ESTÁDIO À BENFICA! 
Cumprimentos, 
Joaquim Lucas  
 
Na minha opinião de sócio Nº 85324, a opção mais correcta é ficar fora do Euro 2004 por muito que nos custe.  
 
Em primeiro lugar sou contra a remodelação do actual Estádio da Luz. Isto porque estariamos a investir cerca de 10 milhões de contos num espaço que dentro de 10 anos estará novamente na actual situação: obsoleto.  
 
Claro que gostaria de ter um estádio novo, mas neste momento acho que é quase impossivel isso acontecer. Não só pelas dificuldades financeiras que o clube atravessa, como pela morosidade que todo um processo de estudo e implementação de um projecto destes acarreta. Apresentar uma maquete ou um desenho de um estádio novo faz-se em semanas. Preparar todo o projecto ao pormenor é bem mais compicado. Além disso, no caso do Sport Lisboa e Benfica existe todo um processo negocial a ter com a Câmara Municipal de Lisboa por causa do PDM e ainda a questão das hipotecas sobre o Estádio da Luz e, parafraseando o Carlos Cruz..., «e ainda...» um sem número de questões burocráticas para além das financeiras (onde arranjar 30 milhões de contos assim do pé para a mão?)  
 
Por isso, sou a favor de dar apenas uns retoques na «nossa» catedral, sanear o clube financeiramente (primeira opção) e investir na equipa de futebol (com rigor). 
Carlos Filipe Barbosa Rêgo  
 
Eu sinceramente acho que deviam deitar abaixo o estádio da Luz e não construir mais nenhum. 
Miguel Lourenço  
 
Boa tarde, 
Sem colocar em causa a realização do Euro 2004 em Portugal, penso que o Benfica deve passar à margem deste evento por dois motivos. Primeiro porque não estamos em condições financeiras de construir um novo estádio ou melhorar substancialmento o actual. Com o encaixe financeiro do aumento de capital da SAD, devemos começar a liquidar as dívidas e reforçar a equipa de futebol em qualidade.  
 
Segundo porque o Euro 2004 interessa mais ao estado português que propriamente ao SLB. A vaidade politica portuguesa que assuma as despesas.  
 
Como passamos bem sem o Euro e vice-versa sejamos realistas e deixemo-nos de caprichos. O estado financeiro em que o clube se encontra deve-se a ideias «grandiosas» geradas num passado recente. 
Um abraço 
Francisco Rodrigues  
 
Sou sócio do SLBenfica e incondicionalmente a favor de um novo estádio, preferencialmente noutro local que não o actual (fortemente limitativo da  modernização estrutural do clube) 
JFerreira  

Para mim, só existem duas alternativas: ou ficam quietos e deixam o Euro-2004 para os outros; ou fazem um Estádio Novo. Qualquer situação intermédia é deitar dinheiro para o lixo.  
 
A médio/longo prazo o novo Estádio começaria a render dinheiro (para alám das bilheteiras), enquanto o actual estádio, mesmo remodelado, só dá despesas.   
 
No entanto, se ficassem quietinhos, podiam estabilizar o clube financeiramente e ao mesmo tempo, investir na equipa de futebol. Daqui a uns anos, talvez quando fizerem o aumento de capital para os 40 milhões de contos, então avançariam para um estádio novo.   
 
Entre as duas alternativas prefiro a destruição imediata do Estádio. Não sou sócio, mas sou benfiquista há 27 anos, tantos quanto a idade que tenho. Já assisti a muitas coisas bonitas no nosso belo estádio, mas é tempo de avançar para o futuro. Alguns benfiquistas se calhar preferiam que ainda estivessemos nas Amoreiras.  Nesta situação é: " demolir ou morrer". No médio/longo prazo isto poderá ser uma realidade, por isso advogo que daqui a uns anos o estádio novo seja uma realidade, mesmo sem as esmolas do Estado. Mas o ideal seria fazer JÁ um estádio novo.  
Rui Pintassilgo  
 
A minha opinião, enquanto Benfiquista, é de que o Estádio da Luz não deverá integrar o Euro 2004, visto que o dinheiro que vai ser angariado no próximo aumento de capital não deverá ser utilizado na remodelação do estádio para um evento que nada de novo trás ao Benfica, e que o Estado não quer comparticipar com verbas mínimamente aceitáveis. Esse dinheiro angariado com a SAD deve ser utilizado na liquidação de dívidas antigas, restaurando o bom nome do Clube.   
 
Deverá ser igualmente utilizado no reforço, em qualidade, da equipa de futebol, equipa esta que se for competitiva trará ao Benfica proventos financeiros com os quais na devida altura se poderá então pensar num estádio novo ou num estádio profundamente remodelado.   
 
Já que o Estado não teve a flexibilidade que lhe era exigida para comparticipar no preço real da remodelação do Estádio da Luz, sou de opinião que os Benfiquistas devem por isso penalizar os Governantes em próximas eleições bem como virarem as costas ao Euro 2004, já que esse campeonato nada tem a ver connosco.  
Luís Espírito Santo  
 
O BENFICA deve investir primeiro numa grande equipa de futebol, e construir um bom centro de estágio. Isso sim é que faz falta. Não é andar a gastar o dinheiro das acções num estádio muito bonito e que depois desportivamente não altera nada. Basta ver que o actual ESTÁDIO DA LUZ é o maior de Portugal, e o que é que adiantou isso ao BENFICA nos últimos anos...nada.  
 
Por isso deve o BENFICA ficar fora do Euro 2004, mas construir uma grande equipa de futebol e então talvez daqui a uns 10 ou 15 anos construir um novo estádio ou remodelar este. 
VIVA O BENFICA 
Paulo Pinéu  
 
Na minha opinião, como sócio número 85093 do S.L.BENFICA, a decisão deveria passar pela construção de um novo estádio.   
 
Se não acontecer, temo pelo futuro do glorioso SLB, em relação aos outros três grandes(Sporting, FCPorto e Boavista).   
 
Não podemos decidir pelo coração, mas sim pela razão. 
VIVA O SLBENFICA 
Fernando Oliveira  
 
Deixem o EURO2004 para o Governo. Eles que descalcem a bota... Primeiro querem cá o EURO, mas depois quem tem de investir são os clubes. Invistam mas é em nós, BENFICA, que o clube bem precisa. 
FORÇA BENFICA 
ET PLURIBUS UNUM 
Paulo Murça  
 
Na minha opinião a construção de um novo estádio seria benéfica, porque o passado não se apaga se o actual estádio for demolido. E não se pode perder mais uma oportunidade de aproveitar o potencial comercial da imagem Benfica e transformar o clube numa empresa, como acontece com os clubes ingleses desde há muito tempo (exemplo: Manchester United).  
Cumprimentos, 
Mário Guedes  
 
Penso que neste momento  o importante é ter a "Catedral do futebol português" inserida no Euro2004, para tal, penso que o ideal seria a remodelação do Estádio da Luz, uma vez que o tempo é curto e observando o actual estado das finanças do clube, penso que seria o melhor. 
Rafael Santos  
 
Eu como sportinguista acho que o melhor era a demolição, portanto construam um estádio novo. 
Alex  
 
A melhor coisa a fazer é remodelar o estádio para o Euro e depois mais 
tarde, com calma e depois do estádio ter sido rentabilizado, construir um 
novo estádio, mas muito mais tarde.  
 
Actualmente o importante é optimizar os actuais recursos da equipa do 
benfica e comprar o menor número  de jogadores. 
Nuno Moreira  

Deixe aqui a sua opinião

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados