«Derby» lisboeta não motiva adeptos fora de Lisboa

1 dez 2000, 18:36

João Pinto não terá tratamento especial O encontro entre o Benfica e o Sporting, a realizar no próximo domingo, já não atrai para Lisboa centenas de adeptos como aconteceu em outras épocas. Representantes das Casas do Benfica espalhadas pelo mundo estarão reunidos na Luz, mas poucos trazem consigo grupos organizados de apoio à equipa encarnada. João Pinto, que regressará agora com a camisola do Sporting, não terá nenhum tratamento especial. As claques do Benfica vão ignorar o ex-capitão encarnado.

Se em outras épocas os encontros entre o Benfica e o Sporting mobilizavam milhares de adeptos, que viajavam de todo o país para assitir ao «derby» lisboeta, o jogo do próximo domingo parece não motivar muitos simpatizantes. O tempo cinzento não ajuda, não está em discussão a liderança do Campeonato, mas há um factor de destaque... o regresso de João Vieira Pinto ao Estádio da Luz, agora com a camisola dos leões. 

O internacional português, que esteve ao serviço do Benfica durante oito temporadas, foi dispensado por Jupp Heynckes no início da presente época. Agora volta à Luz, mas do lado adversário. Podia pensar-se que o adeptos benfiquistas iram reagir com veemência a este facto... mas não!  

João Roquete, coordenador das claques encarnadas, garantiu ao Maisfutebol que «o João Pinto vai ser tratado como um adversário qualquer», pelo que nada de especial foi preparado para o regresso do ex-capitão à Luz. 

A claque dos Diabos Vermelhos optou pela mesma postura. «A maioria dos membros da claque concordou com a saída de João Pinto e por isso não vai ser organizado nada de especial», garantiu Jorge França, fundador da claque encarnada. Segundo este adepto é possível que surjam algumas faixas ou cartazes relativos ao antigo capitão do Benfica, mas isso «será a título meramente pessoal». 

Apesar de tudo, o Benfica-Sporting continua a ser um clássico e por isso os Diabos Vermelhos prepararam «espectáculo grandioso» para o jogo do próximo domingo, onde «a surpresa» será um factor determinante. A concentração está marcada para as 14 horas, em frente à sede da claque, no Estádio da Luz. 

Pouca adesão das Casas do Benfica 

Presentes na Luz estarão também alguns representantes das casas do Benfica espalhadas pelo mundo. A direcção encarnada aproveitou a data do «derby» para convidar membros de todas as casas do Benfica para um encontro, que se realizará antes do jogo. Quanto a excursões de adeptos vindas de todo o país... isso não. Afinal «o tempo está mau» e se calhar a motivação também não ajuda. 

A Casa do Benfica do Porto, por exemplo, trará apenas uma camioneta com cerca de 60 pessoas. Já a Casa de Braga, uma das mais importantes do país, não tem nada organizado, tal como a do Montijo ou Almada. 

Os representantes das direcções de cada Casa do Benfica estarão reunidos desde a manhã do próximo domingo até à hora do início do jogo, com uma agenda que prevê almoço e um encontro com os membros da direcção encarnada.

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados