"A explosão deixou uma cratera com cerca de 20 metros de diâmetro." Aconteceu esta quinta-feira
Moscovo atacou acidentalmente a cidade russa de Belgorod na noite de quinta-feira, causando uma explosão e danificando vários edifícios. De acordo com o Ministério da Defesa russo, citado pela Tass, uma "descarga de emergência" de munições aconteceu quando um Su-34 sobrevoava a cidade localizada junto à fronteira da Ucrânia.
"Por volta das 22:15, hora de Moscovo, do dia 20 de abril, quando um avião Su-34 (caça supersónico) das Forças Aeroespaciais russas estava a efetuar um voo sobre a cidade de Belgorod ocorreu uma descarga de emergência de uma artilharia aérea", diz o Ministério.
Segundo o governador regional de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, a explosão causou uma cratera de 20 metros numa das principais ruas da cidade e carros e prédios residenciais foram danificados. Há ainda três feridos, um dos quais uma mulher que ficou em estado grave e necessitou de receber tratamento hospitalar.
"A explosão deixou uma cratera com cerca de 20 metros de diâmetro num cruzamento no centro da cidade. As janelas ficaram estilhaçadas num bloco de apartamentos nas proximidades. A onda de choque danificou vários carros estacionados na área", afirmou Gladkov citado pela Tass.
Perante o incidente, o governador anunciou ainda que tinha sido decretado estado de emergência e que está em curso uma investigação ao caso. Foi ainda criado um gabinete de crise para recolher todas as informações sobre o incidente.
"Será tomada uma decisão depois de o local do incidente ter sido examinado. É importante restaurar o tráfego através de uma das principais vias da cidade o mais rapidamente possível", acrescentou Gladkov.
As imagens do local divulgadas nas redes sociais mostraram pilhas de betão na rua, vários carros danificados e edifícios com janelas partidas.
A região de Belgorod é uma das várias partes do sul da Rússia, onde os alvos como os armazéns de combustível e munições têm sido abalados por explosões desde o início da guerra na Ucrânia.