Saiba tudo sobre o Euro aqui
Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Ataque russo danifica infraestruturas civis em Odesa

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-06-26

O que está a acontecer

  • Ataque russo danifica infraestruturas civis em Odesa

  • Rússia diz que bombardeamento ucraniano destruiu posto de controlo de radiações em Zaporizhzhia

  • O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu esta terça-feira mandados de captura internacionais para o ex-ministro russo da Defesa e para o chefe de gabinete por terem atacado alvos civis na Ucrânia

  • Negociações para a adesão da Ucrânia e da Moldova à União Europeia começam hoje. Zelensky vai discursar

  • Putin enviou soldados para a Ucrânia mas esqueceu-se de uma maldição que existe em plena Rússia: o islamismo extremista

  • Stoltenberg espera que cimeira obtenha acordo de longo prazo para a Ucrânia

  • Entrega de 1.400 milhões de euros de lucros de bens russos congelados aceite por ministros da UE

  • Zelensky ordena a purga da Guarda do Estado devido a alegações de planos de assassinato

  • Ucrânia ataca Crimeia com mísseis americanos - banhistas russos atingidos por fragmentos de ATACMS. Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas

  • A União Europeia aprovou o 14º pacote de sanções contra a Rússia e, mesmo sem a Hungria, deu luz verde ao uso de 1,4 mil milhões de euros de lucros provenientes de ativos russos congelados

  • Coreia do Sul, Japão e EUA condenam pacto entre Pyongyang e Moscovo. Imprensa chinesa diz que preocupação - sobretudo europeia - é infundada

  • Mais de 200 comunidades de minorias étnicas vivem na Rússia, que se estende por onze fusos horários e alberga cerca de 144 milhões de pessoas. Algumas destas comunidades foram especialmente atingidas pela guerra de Putin na Ucrânia, tendo as minorias étnicas sido desproporcionadamente mobilizadas para enfrentar o horror das táticas de Moscovo na frente de batalha

  • O Comité Antiterrorista da Rússia (NAK, na sigla em russo) disse ter terminado a operação para pôr fim aos ataques armados que causaram 20 mortos na região do Daguestão

  • Ataque de mísseis russos na região de Kiev faz dois feridos e danifica casas

  • Zelensky diz que a Rússia já usou 2.400 bombas guiadas contra a Ucrânia só este mês

2024-06-17
07:40

Julgamento do jornalista Evan Gershkovich por espionagem na Rússia começa a 26 de junho

O julgamento do jornalista norte-americano Evan Gershkovich, acusado de espionagem na Rússia, arranca a 26 de junho em Ekaterinburg, nos Urais, anunciou hoje o tribunal responsável pelo caso.

Gershkovich é acusado de ter recolhido informações sobre uma fábrica de tanques russa para os serviços secretos norte-americanos CIA.

O julgamento do jornalista do Wall Street Journal, de 32 anos, detido em março de 2023, "vai decorrer à porta fechada", afirmou o tribunal regional de Sverdlovsk, em comunicado.

"A primeira audiência foi marcada para 26 de junho de 2024", acrescentou-se na nota.

Os Estados Unidos apelaram na quinta-feira para a libertação imediata do repórter.

"Estas acusações não têm qualquer credibilidade", declarou aos jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Matthew Miller, acrescentando que "são falsas e que o Governo russo sabe disso”.

Repórter do The Wall Street Journal, Evan Gershkovich foi detido pelo FSB (serviços secretos russos, herdeiros do soviético KGB) durante uma reportagem em Ekaterinburg e incorre numa pena até 20 anos de prisão.

A Rússia nunca fundamentou as acusações e nem apresentou publicamente quaisquer provas. Todo o processo foi classificado como secreto.

Evan Gershkovich rejeita as acusações de espionagem, assim como o fazem os EUA, o jornal em que trabalha, o seu círculo próximo e a sua família.

Em comunicado, o jornal The Wall Street Journal condenou o que considerou tratar-se de “uma farsa escandalosa" da Justiça e apelou ao Governo dos Estados Unidos para que "ajude a garantir a libertação imediata" do jornalista.

Gershkovich está na prisão de Lefortovo, em Moscovo, conhecida pelas duras condições e o prazo da prisão preventiva termina no próximo dia 30.

Gershkovich é o primeiro repórter norte-americano a ser detido sob acusação de espionagem na Rússia desde setembro de 1986, quando Nicholas Daniloff, correspondente em Moscovo do U.S. News and World Report, foi detido pelas autoridades de segurança russas.

Siga ao minuto:

2024-06-26
13:11

Rússia diz estar a trabalhar num grande tratado com o Irão

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, afirmou que Moscovo está a trabalhar naquilo a que chamou um grande tratado com o Irão, avança a Reuters.
 
O comentário de Zakharova parece ser uma referência ao acordo de cooperação bilateral abrangente que está a ser negociado entre Teerão e Moscovo.
 
Em janeiro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia afirmou que um novo tratado entre Estados, refletindo o "aumento sem precedentes" dos laços entre a Rússia e o Irão, estava na fase final de ser acordado. 

2024-06-26
11:02

Embaixada dos EUA na Rússia diz que não há provas das acusações contra Gershkovich

A embaixada dos Estados Unidos na Rússia afirmou, na quarta-feira, que Moscovo não apresentou quaisquer provas para sustentar as acusações de espionagem contra o jornalista do Wall Street Journal e que o caso se refere ao facto de o Kremlin utilizar cidadãos americanos para atingir os seus objetivos políticos.
 
Numa declaração feita no primeiro dia do julgamento à porta fechada de Gershkovich, acusado de espionagem, a embaixada afirmou que, desde a sua detenção, "as autoridades russas não apresentaram quaisquer provas que sustentassem as acusações contra ele, não justificaram a continuação da sua detenção e não explicaram por que razão o trabalho de Evan como jornalista constitui um crime". 

A próxima audiência acontece a 13 de agosto.

2024-06-26
11:02

"Estados europeus devem apertar mais a capacidade de diminuir os órgãos de propaganda russa"

João Annes, do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, descreve as restrições impostas pela Rússia a 81 meios de comunicação de países da EU como “uma medida que mostra uma certa tentativa de conduzir a sua vulnerabilidade ao espaço informacional do Ocidente”.

O convidado da CNN Portugal sugere, contudo, que os Estados europeus apertem “um bocadinho mais aquilo que é a sua capacidade de diminuir os órgãos de propaganda russa”.

“Nunca podemos pôr no mesmo plano aquilo que são órgãos de comunicação social livres que existem dentro de um espaço democrático e comparar isso com os órgãos de comunicação social do Estado russo, que aquilo que fazem é passar a propaganda e disseminar a cartilha de desinformação”, esclarece.

2024-06-26
11:01

Procurador russo afirma que Gershkovich recolheu segredos para a CIA 

O procurador russo responsável pelo julgamento de Evan Gershkovich afirmou a que existem provas de que o jornalista do Wall Street Journal recolheu segredos sobre uma empresa de defesa russa para a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, avança a Reuters.
 
"A investigação estabeleceu e documentou que o jornalista americano do The Wall Street Journal, Gershkovich, sob instruções da CIA, (...) recolheu informações secretas sobre as atividades de uma empresa de defesa sobre a produção e reparação de equipamento militar na região de Sverdlovsk", afirmou o procurador Mikael Ozdoyev aos jornalistas.
 
A próxima audiência terá lugar a 13 de agosto, informou o tribunal.

2024-06-26
09:02

Reportagem: Há minas em todo o lado e parece que não vai acabar. Ucrânia, um outro problema

Com pouco mais de dois anos de guerra este já é o território mais minado do mundo. Uma realidade difícil de combater, mas que muitos fazem por melhorar
Leia mais aqui
2024-06-26
08:59

Zelensky visita as tropas ucranianas na região de Donetsk

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, visitou as tropas na região de Donetsk, na linha da frente oriental, juntamente com as principais chefias militares.
 
Zelensky gravou ainda um vídeo tendo como pano de fundo um sinal da cidade de Pokrovsk.

"Hoje, apresentei oficialmente Andriy Hnatov a todos os responsáveis pela defesa na região de Donetsk", afirmou o presidente ucraniano.

2024-06-26
08:54

Ataque russo danifica infraestruturas civis em Odesa

Um ataque de mísseis russos contra a cidade de Odesa, no sul da Ucrânia, atingiu infestruturas civis na madrugada de quarta-feira, revelou o governador regional, Oleh Kiper.
 
O ataque danificou um edifício administrativo no sector industrial.

Segundo o governador regional, não houve vítimas no ataque.
 

2024-06-26
08:52

Rússia diz que bombardeamento ucraniano destruiu posto de controlo de radiações em Zaporizhzhia

Um bombardeamento ucraniano destruiu um posto de controlo das radiações em Velyka Znamyanka, na região de Zaporizhzhia, informou a direção russa da central nuclear citada pela Reuters.
 
"Os especialistas da Central Nuclear de Zaporizhzhia realizaram uma série de medidas compensatórias para controlar a situação da radiação na área", adiantou a administração no Telegram.
 
Os níveis de radiação, acrescentou a administração, não excedem os níveis de segurança.

2024-06-26
08:49

Dois feridos em explosão de metano na mina de Uralkali, na Rússia

Duas pessoas ficaram feridas na sequência de uma explosão de metano numa mina nas montanhas dos Urais, na Rússia. Segundo a TASS, a mina pertence ao produtor de fertilizantes Uralkali.
 
"O pessoal foi levado para a superfície", revelou a empresa, segundo a TASS.
 
Segundo a empresa, o fogo foi dominado. 

2024-06-26
08:49

Rússia vai retoma comboios diretos para a Coreia do Norte em julho

 A Rússia vai retomar o serviço ferroviário direto de passageiros com a Coreia do Norte em julho, após um interregno de quatro anos devido à pandemia de COVID-19, avança a Interfax.
 
Segundo o governador da região russa do Extremo Oriente de Primorsky Krai, que faz fronteira com a Coreia do Norte, Oleg Kozhemyako, os comboios vão sair da cidade de Vladivostok para o porto norte-coreano de Rason.
 
"Depois de embarcarem em Vladivostok, (as pessoas) irão diretamente para a RPDC, apreciarão a beleza, a natureza, a cultura, familiarizar-se-ão com os costumes e as tradições", afirmou Kozhemyako na abertura de um festival de mercadorias da Coreia do Norte em Vladivostok.

Vladimir Putin visitou a Coreia do Norte na semana passada pela primeira vez desde 2000.

2024-06-26
07:17

Jornalista norte-americano começa a ser julgado na Rússia à porta fechada

Evan Gershkovich, o jornalista norte-americano acusado de espionagem pela Rússia, começou hoje a ser julgado à porta fechada.

De acordo com a Reuters, os jornalistas foram brevemente autorizados a filmar Gershkovich, antes do início do julgamento na cidade russa de Yekaterinburg.
 
O jornalista foi visto de pé numa caixa de vidro, com a cabeça rapada.

2024-06-26
00:02

Autoridades russas punem críticos do governo e negam-lhes contacto com família

A organização de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional (AI) denunciou hoje que as autoridades russas têm privado os críticos e dissidentes do Governo, detidos arbitrariamente, do contacto com as respetivas famílias e amigos.

2024-06-25
23:54

Mandados emitidos pelo TPI? "Putin já provou que é fácil de driblar e de contornar"

Tiago André Lopes analisa os mandados de captura emitidos esta terça-feira pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) para o ex-ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, e para o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas russas, Valery Gerasimov.

2024-06-25
23:30

"A Rússia começa a dar indicações de que quer viver numa ordem internacional sem regras"

O tenente-general Marco Serronha analisa a decisão do Tribunal Penal Internacional (TPI), que emitiu esta terça-feira mandados de captura para o ex-ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, e para o chefe de Estado-Maior das Forças Armadas russas, Valery Gerasimov.

2024-06-25
23:29

Rússia mantém pressão na frente leste enquanto Kiev aguarda ajuda militar

Os fortes ataques russos às posições ucranianas que defendem a estratégica cidade de Chasiv Yar, na frente leste, estão a perturbar a rotação de tropas e a entrega de alguns equipamentos, de acordo com militares na região.

2024-06-25
22:46

Ataque à Crimeia: "A retaliação, a existir, seria um ataque híbrido aos norte-americanos e não diretamente à Ucrânia"

Diana Soller analisa os mais recentes desenvolvimentos da guerra na Ucrânia, nomeadamente as ameaças por parte de Moscovo depois de um ataque ucraniano à Crimeia com mísseis ucranianos.

2024-06-25
22:45

Retaliação ao ataque na Crimeia: "A Rússia está num dilema. Putin pode ficar numa situação difícil em Moscovo e em Washington"

Carlos Branco analisa a reação de Moscovo ao ataque das forças ucranianas contra a Crimeia com recurso a mísseis norte-americanos. Não se sabendo, para já, qual será a reação da Rússia, o que é certo, para o comentador, é que Putin "está num dilema".

2024-06-25
22:44

"Em Donetsk a situação está bastante complicada": Ucrânia prepara-se para noite de ataques russos

Sérgio Furtado, enviado especial à Ucrânia, faz o ponto da situação em Kiev, onde se espera um ataque das forças russas nas próximas horas, tendo em conta as movimentações do lado de Moscovo, sobretudo ao nível da aviação tática.

2024-06-25
21:28

Telefone vermelho de volta? EUA e Rússia falam ao mais alto nível para pedir comunicação aberta

O secretário de Defesa dos Estados Unidos falou ao telemóvel com o ministro da Defesa dos Estados Unidos, a quem disse que era importante estabelecer linhas de comunicação abertas.

A conversa entre Lloyd Austin e Andrei Belousov foi confirmada pelo porta-voz do pentágono, o major-general da Força Aérea Patrick Ryder, que disse aos jornalistas que foi a parte norte-americana a iniciar a conversação.

Esta foi, de resto, a primeira conversa entre Austin e o seu homólogo (Belousov entrou recentemente no cargo, substuindo Shoigu) desde março de 2023.

Um cenário que parece fazer querer voltar o célebre telefone vermelho, quando a então União Soviética e os Estados Unidos tinham uma linha de comunicação aberta.

2024-06-25
21:04

Montenegro "repudia fortemente" censura russa a jornais europeus, incluindo portugueses

O Governo português "repudia fortemente" a decisão russa de proibir o acesso a mais de 80 meios de comunicação social, entre os quais quatro portugueses, vincou o primeiro-ministro há instantes, na sua conta oficial da rede social X.