REVISTA DE IMPRENSA. Em causa estão 29 milhões de euros
Mais de 230 mil pessoas ainda não receberam o apoio extraordinário 125 euros anunciado por António Costa em setembro, no âmbito das medidas do Governo para o combate à inflação.
A notícia é avançada na edição desta terça-feira do Correio da Manhã (CM), que revela que o apoio ainda não chegou a 239.155 beneficiários.
Em causa estão 29 milhões de euros que ainda não foram pagos porque, segundo o CM, não há registo de IBAN (número de conta bancária para pagamentos) nem na Segurança Social Direta nem na Autoridade Tributária (AT) dos contribuintes visados.
De acordo com o CM, a grande maioria dos apoios foi paga em outubro de 2022, um mês depois do anúncio da medida, que previa a atribuição de 125 euros a quem tivesse um rendimento até 2.700 euros brutos por mês (correspondente a 37.800 euros anuais).
No total, refere o jornal, o apoio chegou a 4,6 milhões de beneficiários, num valor total de 617 milhões de euros (ou seja, 95% dos contribuintes legíveis para o apoio).
Na altura do anúncio da medida, o Governo comprometeu-se a procurar identificar o IBAN dos beneficiários através das Finanças ou da Segurança Social Direta para que nenhum contribuinte ilegível ficasse de fora.