O homem mais velho do mundo celebra mais um ano e revela os segredos para a longevidade. Entre eles "beber um copo de ‘miche’ por dia"

Agência Lusa , FMC
27 mai, 20:47
Juan Vicente Pérez Mora, o homem mais velho do mundo (Twitter)

O venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, que nasceu em 1909, celebra esta sexta-feria 113 anos. Agricultor de profissão defende que o truque da longevidade é "trabalhar muito, descansar nas férias, deitar-me cedo, amar a Deus"

O venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, confirmado oficialmente pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo, assinala esta sexta-feria 113 anos de vida no estado de Táchira, fronteiriço com a vizinha Colômbia.

As celebrações do aniversário, segundo a imprensa local, incluem vários atos culturais, uma missa e um baile encabeçado por uma neta, que contará com a presenças de distintas autoridades venezuelanas, com uma duração de duas horas, segundo recomendações médicas.

Agricultor de profissão, Juan Vicente Pérez Mora nasceu em 27 de maior de 1909, em El Cobre, estado de Táchira (860 quilómetros a sudoeste de Caracas), e revelou recentemente que os segredos da sua longevidade são: “Trabalhar muito, descansar nas férias, deitar-me cedo, amar a Deus e tê-lo sempre presente no coração, e beber um copo de ‘miche’ [aguardente local] por dia”.

Juan Vicente foi o nono de dez filhos de Eutíquio del Rosário Pérez e Edelmira Mora e é conhecido pela sua “uma excelente memória”, que o leva a descrever momentos da infância, do casamento e a reconhecer os irmãos, filhos e netos.

Em 1997 ficou viúvo de Ediofina Garcia, após 60 anos de matrimónio e, além de alguma tensão arterial alta, segundo a sua filha Nelyda Pérez, “está com muito boa saúde, não padece que nenhuma doença que precise de tratamento médico”.

É popularmente conhecido por “tio Juan”, gosta de estar com os parentes e amigos, a quem conta histórias e com quem conversa longamente. Tem 11 filhos (seis rapazes e cinco raparigas), 41 netos, 18 bisnetos e 12 tetranetos.

Juan Vicente tinha apenas 5 anos quando começou a ajudar o pai e irmãos no cultivo de cana-de-açúcar e café. Aprendeu a ler e escrever com um caderno que lhe ofereceu uma professora.

Durante 10 anos foi oficial de justiça em Caricuena, trabalhando na resolução de problemas familiares por assuntos relacionados com terras e heranças.

No seu tempo livre ouve música latino-americana e tirou a sua primeira fotografia quando tinha 51 anos, a preto e branco.

Esta sexta-feria, através do Twitter a Guinness World Records Latino-americana, desejou-lhe os “parabéns”.

 

“Hoje (sexta-feira) é o 113.º aniversário de Juan Vicente Pérez, o homem mais longevo do mundo. Esperamos que tenha um dia muito especial com a família e amigos na Venezuela”, lê-se na mensagem ao aniversariante.

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados