Bola de fogo avistada na Península Ibérica a 54 mil km/h

16 fev 2022, 09:05
Bola de Fogo

Fenómeno iluminou os céus na noite de segunda-feira

Uma bola de fogo foi avistada no céu sobre a região espanhola da Andaluzia, na noite de segunda-feira. Segundo revela Jose Maria Madiedo, astrónomo do projeto SMART, o meteorito terá entrado na atmosfera terrestre a cerca de 54 mil quilómetros por hora.

A rocha vinda do espaço, ao colidir com a atmosfera a uma grande velocidade, ficou incandescente, gerando assim uma bola de fogo que pôde ser observada em quase toda a Península Ibérica, principalmente pelos habitantes de toda a região da Andaluzia, em Espanha. 

"A luminosidade foi semelhante à de uma Lua Cheia", descreve o astrónomo.  

O fenómeno foi registado às 20:59 de segunda-feira. De acordo com o astrónomo, teve início a uma altitude de 82 quilómetros, sobre a localidade de Las Escuelas, em Jaén. Terminou a 48 de altitude sobre Larva, em Jaén. Esta foi a sua trajetória:

Esta bola de fogo foi detetada pelo sistema do projeto SMART, que opera no âmbito da Rede Meteorológica e de Observação da Terra do Sudoeste da Europa (SWEMN), que visa monitorizar continuamente o céu, com o intuito de registar e estudar o impacto na atmosfera terrestre de rochas de diferentes objetos do Sistema Solar. 

Ciência

Mais Ciência

Patrocinados