Navalny anteviu que ia ser condenado a "18 anos ou qualquer coisa semelhante". Foi condenado a 19 anos de prisão

António Guimarães , com Lusa - Atualizada às 17:34
4 ago 2023, 15:19
Alexei Navalny (AP)

Principal opositor de Vladimir Putin foi condenado por crimes relacionados com extremismo

Alexei Navalny, o principal opositor do presidente da Rússia foi condenado a mais 19 anos de prisão, depois de ter sido condenado por uma série de novas acusações.

A notícia foi confirmada pelos representantes legais do opositor de Vladimir Putin, que ouviu a sentença na prisão de alta segurança, para onde foi transferido depois da sua detenção, em janeiro de 2021.

Esta nova condenação, que se segue a uma outra de 11 anos e meio de prisão, surge por acusações de criação de uma comunidade extremista, financiamento a atividades extremistas e outros crimes. A justiça russa tinha pedido 20 anos de condenação neste segundo caso.

A condenação anterior, conhecida em 2022, dizia respeito a acusações de fraude e desrespeito ao tribunal.

Esta nova condenação não deverá surpreender o opositor de Putin, que ainda esta quinta-feira adivinhava uma pena semelhante: "A fórmula para calcular [a pena] é simples: o que o procurador pediu, menos 10-15%. Eles pediram 20 anos, ser-me-ão dados 18 ou qualquer coisa semelhante", disse, numa mensagem divulgada pelos seus familiares, em que se falava de uma condenação "longa, estalinista".

Entretanto, e através das redes sociais, Navalny alertou a população russa para o significado da sua condenação. "Este número de anos não interessa. Eu entendo isso perfeitamente, como muitos outros prisioneiros políticos. Estou condenado a uma sentença perpétua. Onde a duração é medida pela minha vida ou pela vida deste regime. Esta sentença não é para mim, é para vocês", afirmou, numa publicação partilhada através da rede social X.

Ocidente critica condenação

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados