Criança britânica encontrada em montanha francesa seis anos depois de desaparecer em Espanha

14 dez 2023, 16:20
Alex Batty (Polícia de Manchester)

É de Inglaterra e foi avistado em França, após ter desaparecido em Espanha. Alex Batty, hoje com 17 anos, foi encontrado por um estudante durante uma caminhada pelas montanhas

Foi encontrado Alex Batty, menino que desapareceu quando tinha 11 anos. O rapaz britânico não era avistado desde umas férias com a mãe e o avô, que tinham sido passadas em Espanha há seis anos.

Segundo a BBC, que cita a imprensa francesa, Alex Batty, agora com 17 anos, foi levado esta quarta-feira de manhã para uma esquadra da polícia francesa em Revel, no sul de França, por um "condutor preocupado". De acordo com a mesma fonte, Alex estaria a caminhar pela zona, no sopé dos Pirenéus, há já vários dias.

Durante a viagem de carro, que terá durado cerca de três horas, Alex contou ao condutor a sua história.

"Ele disse que estava a viver numa espécie de comunidade itinerante. Não era obrigado a nada, mas disse que achava a mãe um pouco estranha e decidiu que não queria esse tipo de vida e que queria seguir o seu próprio caminho - foi por isso que decidiu ir-se embora", contou Remi Buhagiar, do jornal local francês La Depeche, à BBC.

A identidade do rapaz, natural de Oldham, foi confirmada pelas autoridades francesas, que estão em estreita comunicação com o Reino Unido.

A polícia de Manchester referiu, em comunicado, ter sido alertada para “um possível avistamento”. “Esta é uma investigação complexa e de longa duração, e precisamos de fazer mais inquéritos, bem como pôr em prática medidas de salvaguarda adequadas”, lê-se no documento, que cita um porta-voz da polícia de Manchester.

Em declarações ao Le Depeche, o jovem que encontrou Alex contou que o britânico começou por tentar esconder a sua identidade. "Nos primeiros minutos parecia um pouco envergonhado. Tentámos falar em francês, mas reparei que não dominava a língua. Decidi comunicar em inglês. Quando lhe perguntei o nome, fingiu chamar-se Zac, e continuámos a falar".

A conversa continuou cerca de três horas, mas Alex acabou por, "rapidamente", revelar a sua identidade, explicando toda a sua história ao estudante. Foi aí que contou que a mãe o tinha raptado, passando a viver numa "comunidade espiritual".

Alex inicialmente pediu ao estudante para o ajudar a chegar a uma cidade grande onde pudesse contactar com a embaixada. O francês convenceu-o antes a irem a uma esquadra local, o que acabou por resultar.

Europa

Mais Europa

Patrocinados