A ministra Annalena está pior que irritada com a força aérea alemã

CNN Portugal , ARC
16 ago 2023, 10:38
Annalena Baerbock (Picture Alliance/Getty Images)

Problemas com um avião geram reação pública. Já não é a primeira vez que isto sucede

Um problema técnico num avião impediu a ministra dos Negócios Estrangeiros alemã de partir para a Oceânia no domingo. Houve uma nova tentativa no dia seguinte, mas o resultado foi o mesmo. Annalena Baerbock foi obrigada a cancelar viagem após o incidente “mais do que irritante”.

“Já tentámos tudo: infelizmente, é logisticamente impossível continuar a minha viagem ao Indo-Pacífico com o avião defeituoso”, escreveu no X, garantindo que “é mais do que irritante”. A ministra dos Negócios Estrangeiros já lamentou que as reuniões com os líderes da Austrália, Nova Zelândia e Fiji não aconteçam.

Annalena Baerbock partiu no domingo para uma viagem de Estado de uma semana à Oceânia, mas um problema mecânico após o reabastecimento do Airbus A340, de 23 anos, da frota alemã obrigou ao regresso do mesmo a Abu Dhabi. Em causa esteve uma falha nos flaps das asas, que se repetiu na noite de segunda-feira, quando tentaram pela segunda vez iniciar a viagem.

O avião foi obrigado a abandonar o tanque cheio de combustível em ambas as ocasiões para uma aterragem segura, explicou a força aérea alemã nas redes sociais. A Agência Alemã do Ambiente, citada pelo Guardian, já veio garantir que os danos ambientais causados pela descarga de combustível a uma determinada altura são mínimos.

O incidente gerou uma série de comentários no país, já que não é a primeira vez que algo do género acontece com a frota aérea do governo alemão, que custa milhões aos contribuintes todos os anos. 

Annalena Baerbock já tinha sofrido constrangimentos devido a problemas mecânicos este ano, quando em maio foi forçada a prolongar uma viagem à região do Golfo Pérsico após um incidente com um pneu do avião, quando estava no Qatar. Outro caso: um Airbus A340 foi também obrigado a uma aterragem de emergência em 2018 quando transportava Angela Merkel e Olaf Scholz a Buenos Aires, para a cimeira do G20.

“A força aérea é cara, pouco fiável e causa uma pegada ecológica excessiva. Esta não é a forma de salvar o clima e o orçamento federal”, escreveu Gesine Lötzsch no Twitter. Em entrevista ao Der Spiegel, a deputada garante que é altura de “introduzir uma mudança radical” na frota aérea alemã. 

Depois dos dois incidentes recentes, a Força Aérea Alemã anunciou a retirada dos dois A340, que deve acontecer “nas próximas semanas”. Inicialmente estava previsto acontecer apenas em setembro de 2023 e para o final de 2024. 

Europa

Mais Europa

Patrocinados