Alec Baldwin "não controlava as próprias emoções" no cenário de "Rust", afirmam procuradores em novo processo judicial

CNN , Alli Rosenbloom
9 abr, 07:29
Alec Baldwin (AP)

Processo diz que o ator colocava "pressão sobre a equipa no cenário do filme" e isso "comprometia sistematicamente a segurança"

Os procuradores especiais do Novo México afirmam, num novo processo judicial, que o comportamento do ator Alec Baldwin no cenário do filme "Rust" contribuiu para "falhas de segurança" que levaram ao disparo fatal contra a cineasta do filme, Halyna Hutchins, em 2021.

Os procuradores procuraram defender o caso num processo na sexta-feira, depois da equipa de Baldwin ter apresentado uma moção em março para rejeitar a acusação contra o ator.

Os procuradores argumentam que Baldwin "mudou repetidamente a sua história" sobre os acontecimentos dos tiros e que não tinha "absolutamente nenhum controlo das próprias emoções" no set, de acordo com uma cópia da resposta obtida pela CNN.

Um representante de Baldwin recusou-se a comentar o novo processo.

O processo diz que, durante os primeiros dias de filmagens, Baldwin exigiu que a equipa e a armadora, Hannah Gutierrez Reed, "trabalhassem mais depressa" e que a sua "pressão incansável sobre a equipa no cenário do filme comprometia sistematicamente a segurança".

Baldwin, de acordo com o processo, gritava e praguejava frequentemente com os membros da equipa, consigo próprio ou com ninguém em particular, e não se preocupava "absolutamente nada com a forma como a sua conduta" afetava as pessoas à sua volta. "Testemunhas afirmaram que foi exatamente este comportamento que contribuiu para comprometer a segurança no local de filmagens", alega o processo.

Em janeiro, Baldwin declarou-se inocente de uma acusação de homicídio involuntário no tiroteio, que matou Hutchins e feriu o diretor Joel Souza quando uma arma apontada por Baldwin disparou um tiro durante um ensaio de cena no set do faroeste.

Gutierrez Reed - que era responsável pela segurança e armazenamento de armas de fogo no cenário do filme - foi considerada culpada de homicídio involuntário em março. Pode apanhar até 18 meses de prisão e uma multa de 5.000 dólares.

Os procuradores também alegam no processo que muitos membros da equipa observaram que Gutierrez Reed no cenário era "inexperiente e sobrecarregada", e Baldwin, que também era produtor do filme, tinha ignorado esse comportamento.

"A combinação da negligência e inexperiência de Hannah Gutierrez com a total falta de preocupação de Alec Baldwin com a segurança das pessoas à sua volta viria a revelar-se fatal para Halyna Hutchins", lê-se no processo.

Os procuradores também criticaram as declarações públicas feitas por Baldwin após o incidente, acusando o ator de tentar influenciar a opinião pública.

Os advogados de Baldwin denunciaram o caso contra o ator no seu processo de março, solicitando o arquivamento da acusação e afirmando que os procuradores "arrastaram Baldwin publicamente através da fossa criada pelas suas irregularidades - sem qualquer consideração pelo facto de que acusações criminais sérias têm pairado sobre a sua cabeça durante dois anos e meio".

"Trata-se de um abuso do sistema e de um abuso de uma pessoa inocente cujos direitos foram espezinhados ao extremo", afirmam os advogados no processo.

Elizabeth Wagmeister, Josh Campbell, Cheri Mossburg, Taylor Romine, Nouran Salahieh e Elizabeth Joseph, da CNN, contribuíram para este artigo.

Relacionados

Artes

Mais Artes

Patrocinados