Este telemóvel caiu do Boeing 737 em que parte da fuselagem “explodiu”. Após queda de cinco mil metros, continua a funcionar

TVI , NM
8 jan, 20:30
IPhone (Twitter @SeanSafyre)

Autoridades norte-americanas recuperaram pelo menos dois telemóveis pertencentes a passageiros. O bloco da janela do avião ao serviço da Alaska Airlines também já foi encontrado em Portland

Foi encontrado um iPhone pertencente a um dos passageiros do Boeing 737 Max 9 da Alaska Airlines que perdeu parte da fuselagem, incluindo uma janela, em pleno voo, forçando-o a uma aterragem de emergência em Portland, no Estado americano de Oregon, 35 minutos após o início do voo para a Califórnia, ao final da tarde de sexta-feira.

O telemóvel da Apple caiu de uma altura superior a cinco mil metros e continua a funcionar. O dispositivo foi encontrado ainda ligado, com cerca de metade da bateria e no ecrã estava o e-mail do recibo do check-in de bagagem de um passageiro.

O único dano observável à primeira vista foi mesmo o cabo do carregador partido ainda na entrada do aparelho, como explicou o dono da propriedade onde caiu o telemóvel, Seanathan Bates, no X.

“Encontrei um iPhone na berma da estrada… Ainda em modo avião, com metade da bateria e desbloqueado com a recolha de bagagem para o voo #AlaskaAirlines ASA1282. Sobreviveu perfeitamente intacto a uma queda de 16.000 pés! Quando liguei para a Zoe do  NTSB [Conselho Nacional de Segurança nos Transportes], disse-me que era o SEGUNDO telefone a ser encontrado. Ainda não há porta😅 Caso não tenham visto, havia um cabo de carregador partido ainda lá dentro! Isto foi *puxado* para fora da porta (Desculpem não ter tirado uma fotografia melhor antes de o entregar haha)”, pode ler-se nas publicações.

Também esta segunda-feira, a companhia aérea norte-americana United Airlines confirmou que, tal como aconteceu Boeing 737 Max 9 da Alaska Airlines, encontrou parafusos soltos em vários dos seus aviões do mesmo modelo, depois de a Federal Aviation Administration (FAA) ter solicitado inspeções extraordinárias a todas as companhias dos EUA que utilizem este tipo de aeronave. A United Airlines não revelou, no entanto, em quantos aviões foi identificado o problema. 

"Desde que iniciámos as inspecções preliminares no sábado, encontrámos casos que parecem estar relacionados com problemas de instalação do bloco da janela - por exemplo, parafusos que necessitavam de um aperto adicional", afirmaram os responsáveis da United num comunicado. 

Avião da Alaska Airlines faz aterragem de emergência após janela ter "explodido" em pleno voo

A companhia garantiu que o Boeing 737 Max 9, com 177 passageiros e tripulantes a bordo, "aterrou em segurança”.

O avião desviou-se da sua rota depois de subir 16 mil pés (4.875 metros) cerca de seis minutos após descolar, às 17:07 de sexta-feira, de acordo com dados de rastreamento de voo do site FlightAware. Aterrou novamente às 17:26.

Um passageiro enviou uma foto ao canal de notícias KATU-TV, de Portland, mostrando um buraco na lateral do avião junto aos assentos dos passageiros. Outra agência, a KPTV-TV, publicou fotos enviadas por um passageiro que ilustram o desaparecimento de uma grande parte da fuselagem do avião.

A Administração Federal de Aviação (AFA) disse que o avião aterrou em segurança depois de a tripulação ter  relatado um problema de pressurização.

A companhia aérea avisou  que iria suspender “temporariamente” todas os 65 Boeing 737 Max 9 para realizar inspeções. “Cada aeronave retornará ao serviço apenas após a conclusão de todas as inspeções de manutenção e segurança”, afirmou o CEO da Alaska Airlines, Ben Minicucci, esperando que estas sejam concluídas nos "próximos dias".

O novo MAX 9 foi entregue à Alaska Airlines no final outubro e certificado no início de novembro. A Boeing disse que estava ciente do incidente e está “a reunir mais informações”.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados