Movimento no Aeroporto da Madeira retomado depois de dois dias de condicionamento

Agência Lusa , AL
6 jun 2023, 19:36
Homem de 50 anos detido no aeroporto da Madeira: transportava bombas e munições na mala de viagem

O movimento de aterragens e descolagens já foi retomado no Aeroporto da Madeira, condicionado desde segunda-feira devido ao mau tempo na ilha e que levou ao cancelamento de dezenas de voos e afetou milhares de passageiros.

A informação disponibilizada na página oficial na Internet da ANA- Aeroportos de Portugal indica que 13 aviões de diversas companhias aéreas conseguiram aterrar desde hoje de manhã no Aeroporto da Madeira- Cristiano Ronaldo, provenientes de Bruxelas, Lisboa, Budapeste, Faro, Paris, Porto Santo, Nova Iorque, Berlim, Praga e Varsóvia.

Ainda segundo a ANA, estão canceladas 28 partidas e, até 18:30, apenas tinham descolado quatro voos.

Pelas 19:00, estavam a decorrer operações de embarque de outros voos.

Devido à depressão Óscar que afetou a Madeira, com forte precipitação que colocou a costa norte e zonas montanhosas da ilha da Madeira sob aviso vermelho até às 15:00, a ANA acionou na segunda-feira o plano de contingência do aeroporto da ilha.

Segundo a ANA, na segunda-feira foram cancelados 28 voos e outros 12 divergiram para diversos aeroportos ou regressaram à origem.

O temporal provocou sobretudo deslizamentos de terras, inundações e quedas de árvores nos concelhos do Funchal, Santa Cruz, Machico e Câmara de Lobos.

Os municípios mais afetados reportaram que 38 pessoas ficaram desalojadas.

A costa sul e as regiões montanhosas da ilha estiveram sob aviso vermelho entre as 15:00 de segunda-feira e as 15:00 de hoje devido à chuva forte e persistente por causa da passagem da depressão Óscar.

O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, foi emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que registou o período mais crítico entre as 06:00 e as 09:00.

O arquipélago ficou depois sob aviso amarelo para o vento e laranja para precipitação.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Mais Lidas

Patrocinados