Companhia aérea muda de logótipo por causa do "Z"

CNN , Julia Buckley
21 jun 2022, 15:19
Zipair. Kyodo News/Getty Images

No momento em que a invasão russa da Ucrânia se encontra perto de completar já quatro meses, uma companhia aérea anunciou os seus planos para mudar o seu logótipo, manifestando a preocupação de que, entre os passageiros, a sua designação atual possa sugerir que apoia a invasão.

A Zipair, uma empresa aérea de baixo custo subsidiada pela JAL, Japan Airlines, com sede em Tóquio, anunciou que irá remover o "Z" da cauda dos seus aviões a partir de agora, substituindo-o por um padrão geométrico de listas.

O novo design foi originalmente planeado, antes da invasão, como uma remodelação da imagem, para assinalar o aligeiramento das restrições pandémicas de viagem no Japão, e foi apresentado numa conferência de imprensa anunciando a nova rota da companhia aérea de Tóquio para San Jose, na Califórnia.

O novo design da Zipair será lançado de imediato.

No entanto, Shingo Nishida, presidente da Zipair, revelou na conferência de imprensa que vários clientes da Zipair tinham começado a entrar em contacto com a companhia aérea, expressando a sua preocupação com o logótipo atual da companhia, em uso desde 2018.

A Rússia utilizou a letra "Z" para simbolizar uma presumível vitória da sua invasão. A letra foi pintada em tanques e uniformes no terreno, e os que apoiam o Kremlin passaram a utilizá-la para tornar público o seu apoio.

O ginasta russo Ivan Kuliak foi proibido de competir durante um ano por gravar um "Z" no seu peito no evento do Campeonato Mundial de Ginástica em março.

"Penso que algumas pessoas podem sentir isso quando veem a letra sem qualquer outra explicação", disse Nishida.

Um porta-voz da Zippair adiantou à CNN: "Podemos confirmar que recebemos uma série de comentários de clientes sobre os seus receios em relação à imagem do atual símbolo institucional. Como companhia pública de transporte aéreo, estamos cientes de que a letra em questão foi exaustivamente exposta em vários canais de comunicação social, à escala global, pelo que o design pode ser concebido de forma negativa."

"Embora os clientes tenham reconhecido e compreendido que o nosso logotipo foi criado em 2018, o que ocorreu antes da situação atual, partilharam as suas preocupações como uma forma de mostrar apoio à companhia aérea."

"O nosso presidente está sempre interessado no bem-estar dos clientes e lê, ele próprio, os comentários dos clientes habituais como parte da sua rotina".

A companhia aérea está a tomar medidas rápidas para proceder à transição para a sua nova imagem institucional. Em vez de pintar gradualmente a frota, os decalques atuais dos aviões Zipair serão cobertos com decalques com o novo design a partir de 18 de junho. Cada aeronave será, então, gradualmente pintada, integralmente, a partir de dezembro de 2022, prevendo-se como data de conclusão a primavera de 2023.

O porta-voz continuou: "À medida que vários países começam a reabrir as fronteiras às viagens, incluindo o Japão, a Zipair tomou a decisão de renovar a sua representação como forma de mostrar o seu compromisso enquanto opção viável, como companhia de baixo custo, para realizar voos internacionais de longo curso e, através da introdução da sua imagem renovada, a transportadora compromete-se a prosseguir com serviços que satisfaçam as necessidades de diversos grupos de clientes em todo o mundo.”

"Para que a companhia aérea permaneça viável numa indústria altamente competitiva, acreditamos que devemos continuar a adaptar-nos às mudanças e esta é a razão pela qual tomámos a decisão de introduzir um novo design".

A nova rota contínua da Zipair de Tóquio para San Jose, Califórnia, deverá começar em dezembro.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados