Marcelo Rebelo de Sousa confirma que Zelensky fará visita bilateral a Portugal, mas "não desta vez"

Agência Lusa , PP
5 out 2023, 20:30

Mas Presidente da República não adiantou, contudo, a data em que tal acontecerá

O Presidente da República afirmou esta quinta-feira que o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, fará uma visita bilateral a Portugal sem adiantar, contudo, a data em que tal acontecerá.

“Sei que estamos a falar para ele vir, não desta vez [Zelensky esteve hoje em Granada, Espanha], ele tinha que regressar à Ucrânia, estava poucas horas [em Espanha], não ficava sequer para amanhã [sexta-feira] em Granada”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas à chegada ao jantar que dá início à 18.ª reunião informal do Grupo de Arraiolos que se realiza, entre hoje e sexta-feira, no Porto.

E acrescentou: “Portanto, achou-se preferível haver uma visita bilateral a Portugal”.

Durante hoje à tarde, a Presidência da República Portuguesa tinha anunciado que o Presidente da Ucrânia tinha aceitado um convite de Marcelo Rebelo de Sousa para visitar Portugal e que as respetivas equipas ainda estavam "a trabalhar na data” para a concretizar.

“O Presidente ucraniano aceitou o convite do Presidente da República para visitar Portugal”, referiu um comunicado divulgado na página oficial da Presidência da República na Internet.

De acordo com a mesma nota, a deslocação de Zelensky a Granada para participar na Cimeira da Comunidade Política Europeia foi decidida “no último momento”, por isso, a visita vai ser “muito curta”, inviabilizando uma eventual visita a Portugal neste momento.

No início da semana vários órgãos de comunicação social portugueses anunciaram uma possível deslocação de Volodymyr Zelensky a Portugal, na sexta-feira, que, entretanto, teria ficado sem efeito.

Política

Mais Política

Mais Lidas

Patrocinados