Alerta no Havai: maior vulcão do mundo entra em erupção

28 nov 2022, 11:15

Vulvão Mauna Loa entrou em erupção na noite de domingo

O vulcão Mauna Loa, na ilha Grande do estado norte-americano do Havai, entrou em erupção na noite de domingo, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla original).

Segundo comunicado do USGS, citado pela Reuters, a erupção começou na caldeira do cume do vulcão e, nesta altura, os fluxos de lava estão contidos sem ameaçar as populações. 

"Baseando-nos em episódios passados, as primeiras fases de uma erupção do Mauna Loa podem ser muito dinâmicas e a localização e a avanço dos fluxos de lava podem mudar muito rapidamente", refere o alerta, que pede à população que esteja pronta a reagir e em contacto com a proteção civil local. 

Segundo o USGS, o Mauna Loa é atualmente o maior vulcão em atividade no mundo: não sendo o mais alto - tem mais de quatro quilómetros acima do nível do mar - devido ao seu extenso flanco submarino tem o cume cerca de 17 quilómetros acima da base. Em volume, é o maior vulcão em escudo na Terra.

A última grande erupção do Mauna Loa remonta a 1984, ainda que os registos geológicos mostrem que o vulcão entra em erupção, em média, a cada sete anos.
 

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados