“Feliz, aliviada, voltei a dormir”. Diana e a cadela Helga já têm casa. Reportagem da CNN gera onda de solidariedade de portugueses

21 mar, 23:45

Cinco dias após a reportagem ter sido transmitida na CNN Portugal, a refugiada ucraniana e a cadela Helga já têm uma casa onde ficar em Portugal.

Diana Braslava-Piasetska, 29 anos, fugiu da cidade de Lviv ao segundo dia da invasão russa à Ucrânia. A viagem não foi fácil.

Principalmente, porque levou consigo a sua cadela doberman, Helga. “O teu cão não é importante, porque é que o trouxeste? É muito desnecessário, podes abandoná-lo!”, disseram-lhe.

Enquanto isso, a prima de Diana, Iryna, a viver há 20 anos em Portugal, procurava uma solução. Ela chegou através da missão humanitária do Núcleo de Intervenção e Resgate Animal que foi até à Polónia para trazer para Portugal famílias ucranianas com animais.

A onda de solidariedade de portugueses aconteceu depois da reportagem da CNN Portugal dias antes, que mostrava como Diana, fugida da guerra na Ucrânia, não conseguia encontrar casa por ter uma cadela. 

Europa

Mais Europa

Patrocinados