Aguiar-Branco critica "falhanço" do PS na Habitação. Marina Gonçalves defende: "Em oito anos, temos hoje mais habitação pública" (o debate na íntegra)
“Oito anos de governação PS não foram suficientes para reforçar a oferta disponível na Habitação?”, é a primeira questão lançada pelo jornalista da CNN João Póvoa Marinheiro no início do debate entre os cabeças de lista da AD e do PS por Viana do Castelo.
A socialista Marina Gonçalves, apresentada como a “cara do Mais Habitação”, defende que “oito anos de governação permitiram reforçar a resposta que existia no terreno”. “Temos mais habitação pública, temos obras, temos muitos projetos a acontecer”, enumera. Mas “é necessário continuar este investimento, porque ainda carece de um grande robustecimento”.
À direita, José Pedro Aguiar-Branco discorda da visão da atual ministra da Habitação, acusando o governo do Partido Socialista de “falhanço” no que diz respeito a este setor: “Em oito anos, a crise que existe não vem por acaso. Houve incompetência no planeamento, houve incompetência na execução e também na imputação de responsabilidades”.
O candidato observa que "o congelamento de rendas tirou a confiança do mercado" e esclarece que, para fazer construção em grande escala, e para ser possível responder mais depressa, "é necessário criar condições", nomeadamente "injetando imóveis públicos para serem utilizados". Marina Gonçalves reitera: "Isso é o que já está a acontecer".