Saiba tudo sobre o Euro aqui

Conceição tem razão? Quem contribui mais para o ranking UEFA de Portugal

15 mar, 23:13
Rafa faz o 1-0 para o Benfica diante do Rangers em Glasgow (ROBERT PERRY/EPA)

Treinador do FC Porto afirmou que os dragões são o clube que mais dá pontos ao país com a participação nas competições europeias, mas o Benfica ainda lidera

«Para bem do ranking da UEFA é bom que as competições europeias acabem o mais tarde possível para as equipas portuguesas. Infelizmente só temos uma em prova. O FC Porto tem sido quem mais contribuiu para o raking. O que esperamos é que as equipas portuguesas tenham sucesso nas competições europeias e, nesta caso, o Benfica e dou os parabéns pela passagem»

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, apontou esta sexta-feira que os dragões são o clube português que mais tem contribuído para o ranking. Mas será que é mesmo assim?

Vamos por partes. Esta época, de facto, o FC Porto foi o clube que mais contribuiu, com 19 pontos, contra os 15 de Sporting e Benfica. Contudo, os encarnados são a única equipa portuguesa que se mantém nas provas europeias e estão dependentes dos resultados com o Marselha, nos quartos de final da Liga Europa, para aumentar esta contribuição. Em caso de triunfo nos dois jogos, arrecadariam quatro pontos (dois por cada vitória) e igualariam os portistas.

No coeficiente a cinco anos da UEFA, o Benfica ainda é o clube que mais tem contribuído para a posição de Portugal no ranking. Os encarnados somaram 27.848% dos pontos, enquanto o FC Porto amealhou 25.633%.

Outra conclusão que daqui se retira é que Benfica e FC Porto, juntos, arrecadaram mais de metade dos pontos dados a Portugal para o ranking UEFA (53.481%).

Importa, também, salientar que Benfica, FC Porto, Sp. Braga e Sporting estiveram presentes nos palcos da UEFA em todas as últimas cinco temporadas, totalizando 91,772% dos pontos.

O Sp. Braga continua a ser a terceira equipa que mais angariou pontos, mas o Sporting conseguiu uma ligeira aproximação com a prestação desta época, numa melhoria de rendimento que já vem desde 2021/22 - segunda época de Amorim.

Nessa temporada, foi o Benfica quem mais pontos deu (23.5, seguido dos 18 do Sp. Braga), assim como em 2022/23 (29, seguido dos 18 do FC Porto). Em 2020/21, o FC Porto foi claramente a melhor equipa portuguesa (23, à frente do 10.5 do Benfica). Em 2019/20, foi o Sp. Braga quem mais contribuiu (14 pontos).

É de sublinhar que, nas últimas três épocas, incluindo a atual, o cálculo para o coeficiente de Portugal foi dividido pelos seis clubes participantes na UEFA, enquanto em 2020/21 e 2019/20 foi feito por cinco.

Para lá dos «quatro grandes»

Além do top-4 português, outros seis clubes contribuíram para o ranking UEFA de Portugal nos últimos cinco anos. O V. Guimarães foi o clube que mais pontos deu entre os deste lote, também porque foi aquele que somou mais de uma presença (três) nas provas europeias. Santa Clara, Rio Ave, Paços de Ferreira, Gil Vicente e Arouca foram os outros emblemas.

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados