Japão protesta contra exercícios militares russos em ilhas disputadas 

29 mar 2022, 08:46
Soldados fardados sem insígnias são vistos ao lado de um carro de combate com o símbolo “Z” pintado de lado, na vila de Bugas, controlada pelos separatistas, na região de Donetsk, na Ucrânia.

Manobras russas, a decorrer a poucos quilómetros do Japão, começaram logo após a rutura das negociações para um acordo de paz bilateral

O Japão apresentou ontem um protesto formal contra exercícios militares russos que estão a decorrer nas ilhas que são disputadas pelos dois países desde a II Guerra Mundial. Os exercícios das Forças Armadas da Russia comecaram na quinta-feira da semana passada e incluem as ilhas a que o Japão chama Territórios do Norte, é que para os russos fazem parte das Ilhas Curilhas.

Trata-se de manobras militares com uma dimensão considerável, tendo em conta que a Rússia está em guerra aberta do outro lado do país, na frente europeia, devido à invasão da Ucrânia. Segundo a agência noticiosa russa, Interfax, foram destacados três mil homens e várias centenas de veículos. 

Os exercicios simulam um cenário de ataque russo a forças inimigas que tentam desembarcar nestas ilhas e tomar o seu controlo. 

Para o governo do Japão, esta “expansão militar da Rússia nos Territórios do Norte é inaceitável”, pois viola a posição de princípio de Tóquio, segundo a qual aquelas quatro ilhas são território soberano japonês. A atitude russa também vai contra os acordos de princípio bilaterais, que visavam a procura de um acordo de paz que resolvesse o conflito entre os dois paises, que se arrasta desde 1945.

Há uma semana a Rússia anunciou a suspensão unilateral das conversações entre Moscovo e Pequim, como resposta às sanções aprovadas pelo Japão na sequência da invasão da Ucrânia. O Kremlin considerou o Japão como um país hostil, pela forma como tem liderado na Ásia uma atitude muito dura contra a agressão à Ucrânia.

Os exercícios militares que ainda estão a decorrer são os primeiros desde essa rutura, que marca um dos pontos mais críticos nas relações bilaterais em muitas décadas.

Antes das manobras militares nas ilhas a norte do Japão, a Rússia já havia lançado algumas provocações ao vizinho nipónico, sempre com recurso à sua Marinha de guerra.

Há pouco mais de uma semana, quatro navios anfíbios atravessaram águas do Mar do Japão, em direção Ocidente - observadores de segurança e defesa especularam que poderiam ser embarcações transportando tropas para o Mar Negro. Antes disso, seis navios russos atravessaram o Estreito de Soya, entre Hokkaido e a ilha russa de Sakhalin. E logo após o início da guerra, uma frota de dez navios russos atravessou o Estreito de Tsugaro, que separa Hokkaido da ilha de Honshu, a principal ilha do Japao.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados