Os 50 melhores lugares do mundo de 2022 (e 2 deles são em Portugal ❤️)

CNN | CNN Portugal , Maureen O'Hare com CNN Portugal
12 jul 2022, 14:57
Torre do sino na Ponta do Sol, Madeira Foto Francisco Correia _ Cortesia Visit Madeira

Prepare o seu cartão de crédito e as suas plataformas de reservas preferidas: a revista americana TIME acaba de divulgar a sua lista dos 50 melhores lugares do mundo de 2022.

A lista foi compilada pela sua rede internacional de correspondentes e colaboradores, e, diz a TIME numa declaração, "de olho naqueles que oferecem novas e excitantes experiências".

Os 50 destinos incluem tanto os clássicos “grandes sucessos” como outros lugares menos explorados, mas o que os une é que eles estão “a prosperar, a crescer e a mudar”, diz a TIME, “a traçar um caminho para a recuperação económica” e “a investir na sustentabilidade”.

América do Norte

Nos Estados Unidos, a TIME está a recomendar os centros da costa ocidental de Portland, Oregon, e San Francisco, a costa na moda da Florida em Miami, e a "Comeback City" de Michigan, em Detroit. O destino de esqui de Inverno de Park City, no Utah, também recebe um aceno.

No Canadá, Toronto, capital do Ontário, e a pequena cidade de surf de Tofino, na Colombia Britânica, são as escolhas, e mais a norte, Illuissat, na Gronelândia, abre-se para Disko Bay, o "Grande Canyon do Círculo Ártico".

Os sempre populares destinos de praia da Jamaica e da Riviera Nayarit do México também fazem parte da lista de 2022.

América do Sul

A cidade de Salta, no noroeste montanhoso da Argentina, e a aldeia de El Chaltén, no Parque Nacional Los Glaciares do país, chamaram a atenção da TIME este ano.

Rapa Nui do Chile - mais conhecida como Ilha de Páscoa - e as Ilhas Galápagos do Equador são duas maravilhas vulcânicas na lista.

As metrópoles de Bogotá, na Colômbia, e de São Paulo, no Brasil, são mais duas das recomendações urbanas da TIME.

Europa

Na Grã-Bretanha, os encantos bucólicos do condado inglês de Devon e da cidade de Portree, na Ilha Escocesa de Skye, levantam os polegares este ano.

As cidades da Europa Ocidental de Marselha (França), Copenhaga (Dinamarca), Skellefteå (Suécia) e Valência (Espanha), todas recebem um aceno de cabeça.

Depois há a região italiana da Calábria, a antiga cidade grega de Salónica, a região portuguesa do Alentejo e o arquipélago da Madeira.

A pequena estância de esqui checa de Dolni Morava e a cidade fortaleza lituana de Kaunas completam a lista, tal como o esplendor histórico da capital turca Istambul.

Ásia-Pacífico

As indianas Kerala e Ahmedabad estão entre as recomendações asiáticas, assim como as ilhas japonesas de Setouchi e Kyushu.

A capital sul-coreana de Seul é uma sugestão de topo, tal como a província indonésia de Bali e a ilha central das Filipinas de Boracay.

A Grande Barreira de Coral da Austrália e a cidade portuária de Fremantle, bem como a Queenstown da Nova Zelândia, um centro de desportos de aventura na Ilha do Sul, levam avaliação positiva.

Finalmente, o Trilho Trans-Butânico do Butão e a histórica Rota da Seda do Uzbequistão são alguns dos terrenos menos percorridos nas escolhas deste ano.

Médio Oriente

O Qatar e a sua capital Doha têm a atenção de todos este ano, devido ao acolhimento do Campeonato do Mundo de 2022 em dezembro, enquanto o destino dos portos de aventura emergentes de Ras Al Khaimah nos Emirados Árabes Unidos também recebe distinção.

África

A capital queniana de Nairobi e a capital ruandesa de Kigali são as escolhas urbanas da TIME para África. Franschhoek, na África do Sul, conhecido pelas suas adegas, e o Parque Nacional do Baixo Zambeze da Zâmbia também são recomendados.

O Parque Nacional Hwange do Zimbabué é a seleção final do continente.

O grande além

Para os viajantes mais intrépidos, as escolhas da TIME 2022 incluem também a região polar do Ártico e a Estação Espacial Internacional, que entra à justa na lista de critérios por estar em órbita terrestre baixa.

Madeira e Alentejo: o que diz a Time

“Esta ilha portuguesa subexplorada ao largo da costa de Marrocos é também o sonho de um amante de aventuras”, escreve a revista TIME sobre a Madeira, definida como "os trópicos europeus". “A ilha é resplandecente de maravilhas naturais a explorar, com oportunidades para caminhadas, caiaque, escalada e mergulho”.

Os críticos da revista recomendam “o nascer do sol do topo do Pico Ruivo”, o ponto mais alto da Madeira, “ou visite uma queda de água ao longo de uma das levadas cheias de natureza da ilha, caminhos pedonais adjacentes a canais de irrigação que datam do século XV.”

o Alentejo é definido como "escapada idílica" e recomendado como sendo “a região mais rural e menos povoada de Portugal”, que “é pontilhada de localidades pitorescas separadas por florestas de cortiça e olivais.” E “as suas muitas novas rotas para ir oferecem um contraste face ao seu ritmo sem pressa”.

A TIME recomenda visitas ao novo Museu Berardo Estremoz em Estremoz, o trilho do Parque Natural da Serra de São Mamede ou as cidades de Elvas e de Évora, ambas classificadas pela UNESCO como património mundial.

 

Imagem do topo: A torre sineira na cidade da Ponta do Sol, Madeira (Francisco Correia/Cortesia Visit Madeira)

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados